quarta-feira, 31 de julho de 2013

Células-tronco Adultas para reparar visão


Caros,

Vejam que notícia maravilhosa! Há uma pesquisa em curso, no Instituto de pesquisa RIKEN (RIKEN Center for Development Biology), no Japão, para recuperar a visão de pacientes, com o uso de células-tronco adultas com pluripotência induzida (iPS)1. No dia primeiro de agosto (amanhã!), inicia-se o recrutamento de pacientes para um estudo piloto, aprovado pelo governo daquele país.

A pesquisa é conduzida pela médica oftalmologista Masayo Takahashi, Ph.D., em uma cooperação entre o RIKEN e o hospital da cidade de Kobe (Kobe City Medical Center General Hospital), e envolve o uso de células-tronco adultas autógenas (retiradas do próprio paciente), com pluripotência induzida. A pluripotência faz com que estas células sejam capazes de se transformar em qualquer tipo de células humanas; e, neste caso, de forma ética, sem a destruição de embriões. O fato de serem retiradas do corpo do próprio paciente, evita que haja problemas de rejeição.

O objetivo é recuperar a visão de pacientes acometidos por degeneração macular; uma doença que atinge 1% de pessoas acima de 50 anos, no Japão, e prejudica células da retina.

Bem, aqui vemos como a ciência pode caminhar junto com a ética e a moral, salvando vidas, sem que, para isto, seja necessário destruir outras – no caso, embriões humanos (o que não tem justificativa).

Mais uma vez, graças a Deus por chamar cientistas que buscam soluções que não atentam contra a vida humana!

Segue o link da notícia.

 

1 Para uma explicação específica sobre células-tronco adultas iPS, recomendo ler um texto anterior deste blog. Para uma explicação mais geral sobre as diferenças (científicas e éticas) entre o uso de células-tronco adultas e embrionárias humanas, recomendo ler este outro texto do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário