quinta-feira, 25 de julho de 2013

Posicionamento diante da verdade


Amigos,

Tenho ficado chocado com o grau de alienação de um certo número de pessoas, através de textos nas redes sociais... O que me levou a escrever este texto.

O tema sobre a verdade tem sido abordado em diversos textos, aqui no blog, já que está diretamente relacionado à ciência/razão e à fé; lembremos da frase do Beato João Paulo II, em sua Carta Encíclica Fides et Ratio: “A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade(...).”. Logo, a busca pela verdade é com a gente mesmo!

Parece um mistério como alguém consegue permanecer com tamanho endurecimento de coração e cegueira intelectual, para recusar aceitar a verdade, quando esta se apresenta... Me faz lembrar aquele ditado popular, que diz que “o pior cego é aquele que não quer ver”. De fato! Parece uma espécie de lavagem cerebral, uma cegueira, um bloqueio, que impede alguns de darem um passo à frente.

Nenhum de nós é sobre-humano: todos nós somos humanos, com todas as qualidades que isso representa, assim também como com todos os defeitos e limitações inerentes à nossa condição. Porém, enquanto alguns conseguem ter uma abertura maior diante da verdade, parece que outros “endurecem” diante dela, recusando a aceita-la...

Cito algumas experiências pessoais que, no entanto, certamente são semelhantes a de muitos. Eu já estive à deriva quanto à fé, em um passado mais remoto: estive entregue a falsas doutrinas em algumas épocas, e em outras, árido de fé. Mas quando eu fui apresentado à nossa fé, ao reconhecer que se tratava de algo melhor, comecei a dar passos para abandonar o passado. Não digo que o fiz com facilidade – na verdade, tive dificuldade sim. Mas não pode ser uma dificuldade permanente! Tem um momento em que a nossa própria razão nos mostra que algo estava muito errado antes, e que estamos, agora, diante da luz. O que fazer? Apegar-se às trevas do passado, por pura teimosia, quando vemos que estamos diante de algo melhor e verdadeiro? A primeira sensação, quando temos essas desilusões com crenças e convicções antigas, ao serem desmascaradas, é uma decepção mesmo: percebemos o quanto perdemos tempo com algo que não nos levava a nada de bom! Que fomos iludidos por tanto tempo... Mas o que fazer então? Se rebelar e insistir no erro? A própria sensação de ilusão e engano deve nos levar a abandonar, o mais rápido possível, aquilo que tanto nos levou ao engano, que nos fez de trouxas por tanto tempo! Diante das trevas e da luz, mesmo que tenhamos estado mergulhados nas trevas do engano por muito tempo, a decisão inteligente é buscar a luz!

Digo o mesmo com relação a outra experiência pessoal: por muitos anos, desde a época escolar, fui exposto à ilusão de que o socialismo e o comunismo seriam grandes ideais a serem perseguidos, como utopias que levariam a um mundo melhor, mais justo, com justa divisão de bens... Não é fácil quando, após tantos anos de ilusão, nos deparamos com a verdade nua e crua do quão cruéis estes regimes foram, nos países em que foram implantados! Mas o que fazer então, diante de tal descoberta? Endurecer, e permanecer no erro? Claro que não!

Uma coisa é ser enredado pelo erro, sem ter consciência disso; bem outra, é insistir no erro, mesmo após tomar conhecimento do que se trata! No primeiro caso, questiona-se até mesmo se há culpa, já que a pessoa não tinha plena consciência dos erros em que estava envolvido: lutava por aqueles ideais, porque acreditava piamente que se tratavam de um bem; no segundo caso, não se pode dizer isso, pois, além da possibilidade de plena consciência, há também o consentimento deliberado por insistir no erro...

Uma coisa que me passou pelo pensamento é a situação de cada um diante da salvação: o que cada um escolherá, em decisões importantes durante a vida? Trevas ou luz? E na iminência do fim da vida de cada um, como estará seu posicionamento em relação à verdade...? A pessoa, diante das trevas e da luz, correrá para a luz, que dissipa todas as trevas; ou fugirá da luz, com medo de que seus erros sejam trazidos à tona...? Escolherá a luz, escolherá a Cristo, reconhecendo-se pecador e necessitado de sua misericórdia, decidindo-se pela luz, pelo Céu? Ou, com medo de que a luz traga à tona seus erros e crimes – que podem ser perpetrados às escondidas, nas trevas –, e fugirá dela, escolhendo a Condenação Eterna, o Inferno...?

É bom que façamos, desde já, a sábia escolha pela luz, abandonando as trevas; para que esta seja a decisão final de cada um, a qual já estamos acostumados a fazer ao longo da vida. Afinal, ninguém sabe quando sua vida estará na iminência do fim... Escolhendo sempre as trevas durante a vida, se for pego de surpresa pelo perigo de morte, terá tempo de escolher a luz no último momento, ou sua escolha pelas trevas já terá sido feita em diversas ocasiões durante a vida...?

Esse raciocínio, antes de assustar quem quer que seja, deve servir para reflexão, e para cada um acordar.

Para esclarecimentos quanto à questão das ideologias do socialismo e comunismo, sobre as quais escrevi resumidamente neste texto, sugiro outros textos do blog, como o “Ateísmo, racionalismo, socialismo e comunismo”, e outros desta série; podendo o leitor procurar também, por exemplo, pelos marcadores “ateísmo” ou “comunismo”. As referências e citações também são muito úteis!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário