sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa Francisco: Revolução Copernicana!


Amigos,

Ontem, ouvindo o Papa Francisco após a proclamação do Evangelho, em Copacabana, fiquei radiante! Eu estava acompanhando, quando de repente meus ouvidos captaram palavras muito interessantes e familiares ao diálogo entre ciência e fé: “Revolución”, “Copernicana”... E logo pensei em escrever mais uma vez no blog!

O Papa falava justamente sobre o problema de nos colocarmos no centro de tudo, no centro do universo; e logo após, disse que a fé em nossa vida faz uma revolução que poderíamos chamar Copernicana; e que devemos colocar Jesus no centro! Que bela comparação, não é mesmo?

“Astronomer Copernicus, conversation with God”, de Jan Matejko, 1872;
em Jagiellonian University Museum, Cracóvia.
Se nos lembramos bem da época da escola, Nicolau Copérnico, um clérigo e cientista, realizou uma mudança de paradigma na ciência, quando propôs o modelo Heliocêntrico para o Sistema Solar, em que o Sol ocuparia seu centro, com a Terra e os outros planetas girando ao seu redor. A teoria até então vigente era a Geocêntrica, em que acreditava-se que a Terra fosse o centro do Sistema Solar, com o Sol e os outros planetas girando a seu redor.
A palavra “revolução”, que hoje usamos tantas vezes com o significado de “mudança”, também possui – e já possuía, à época –, o significado de “rotação”; o segundo livro escrito por Copérnico intitula-se “Sobre as revoluções das esferas celestes”, significando as órbitas dos corpos celestes, ficando claro, aí, o segundo significado comentado. Abre parênteses: quem é de exatas, certamente conhece este significado, e deve se lembrar dos cálculos de volumes de sólidos de revolução, a partir de curvas que giram em torno de um eixo; o que costuma envolver integrais... Fecha parênteses.
Como as “revoluções das esferas celestes”, tratadas por Copérnico, causaram uma grande mudança na ciência, fica claro o significado de “revolução” também como “mudança”.
Bem, mas voltando ao Papa, agora podemos entender como foi bela a sua comparação, quando falou sobre revolução que poderíamos chamar Copernicana! De fato! Percebem a sua fala cheia de significados? Vejamos:
Primeiro: Quando alguém coloca-se no centro de tudo, do universo, certamente algo não vai bem... Corre-se o risco de se achar auto-suficiente, sem necessidade de Deus... A pessoa coloca-se no lugar de Deus! Mas, quando alguém coloca Jesus no centro de sua vida, que maravilha! Damos a Deus o que Lhe é próprio: ocupar a principal posição em nossas vidas, ser o centro de nossas vidas!
Segundo: Essa mudança de vida, essa conversão, ao colocar Deus no centro, acarreta uma verdadeira “revolução” na vida de quem assim procede, revolução no sentido de mudança! Por isso o Papa disse que a fé em nossa vida acarreta uma revolução que poderíamos chamar Copernicana!
Que maravilha! Belas palavras do Papa Francisco, cheias de significado! Ainda mais para quem se lembrava de todos esses aspectos que também fazem parte da História da Igreja, como a vida e a trajetória de Copérnico e sua “revolução”!
Viva o Papa, Sucessor de Pedro! Viva a Igreja! Viva Cristo!
Fica para nós esse apelo do Papa Francisco: colocarmos Jesus no centro de nossas vidas, e nos deixarmos passar por essa revolução que a fé nos proporciona!
Seguem links para o vídeo do Papa, em Copacabana, onde vocês mesmos poderão ouvi-lo falando sobre a “revolução Copernicana”! Este link, ou opcionalmente este outro.
Sugiro também alguns textos anteriores deste blog, que tratam sobre assuntos correlatos, como o “Teoria Heliocêntrica × teoria Geocêntrica”, por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário