segunda-feira, 29 de julho de 2013

Papa Francisco visita Observatório do Vaticano


Amigos,

No último dia 15, antes da vinda ao Brasil para a Jornada Mudial da Juventude, o Papa Francisco visitou o Observatório do Vaticano, em Castel Gandolfo! O Papa almoçou com os astrônomos Jesuítas, e se interessou bastante pela observação, ao microscópio, de um fragmento de um meteorito caído em Buenos Aires!
Telescópio do Observatório do Vaticano em Castel Gandolfo1.

Já comentamos em outros textos sobre o Observatório do Vaticano, um dos mais antigos do mundo, cujas origens remontam a 1582, quando foi adotado o Calendário Gregoriano, com a participação do Pe. Clavius, SJ, matemático. Em 2008, o Papa Bento XVI recordou alguns de seus predecessores que haviam se destacado na ciência da astronomia, como os Papas Silvestre II, Gregório XIII e São Pio X, que construía relógios solares.
Uma informação interessante é que em 1891, o Papa Leão XIII publicou o Motu Proprio Ut Mysticam, reestruturando o Observatório do Vaticano! Através deste documento, o Papa quis mostrar a todos que a Igreja e seus pastores não são contra a verdade da ciência, estimulando o seu apoio e promoção.
Aproveito para indicar alguns textos anteriores deste blog, sobre assuntos correlatos. Sobre a reforma do calendário, para o Calendário Gregoriano; sobre o Pe. Clavius, SJ, sacerdote Jesuíta e matemático; sobre o Papa Silvestre II. Pe. Clavius, SJ, foi um dos diversos Jesuítas que tiveram seus nomes dados a crateras da Lua; sobre este assunto, consultar o seguinte texto.
Seguem também os links para as notícias da visita do Papa Francisco ao Observatório do Vaticano (ambas em espanhol): este, e este outro.
Ciência e Fé: um belo diálogo!
Boa leitura!
1A inclusão desta imagem não significa que seu autor me apoie ou subscreve este uso de sua obra.
 




(Acrescentado em 08/08/2013):

Seguem outros links sobre a visita do Papa Francisco ao Observatório do Vaticano (ambas em inglês): uma notícia no L’Osservatore Romano, com imagem, disponível também a partir da página Observatório do Vaticano; e outra, com vídeo, no site Rome Reports.



Nenhum comentário:

Postar um comentário