sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Comentários sobre um texto a respeito do Papa e do diálogo entre ciência e fé


Amigos,

Li um breve comentário na revista Nature, edição de 21 de março deste ano, sobre o Papa e o diálogo entre ciência e fé. É interessante ver um texto abordando este assunto em uma das maiores revistas científicas do mundo. Entretanto, há pontos positivos e negativos no texto publicado... Vejamos a seguir.

O texto fala sobre a participação dos Jesuítas na ciência, e também sobre contribuições importantes da Igreja para a ciência, como no caso da genética, com Mendel (um sacerdote Agostiniano), e sobre o a teoria do Big Bang que, como sabemos (porém não foi citado no tal texto), foi proposta por um padre Jesuíta. Fala também sobre o fato de que ciência e fé podem oferecer visões complementares do mundo, e que ambas podem ajudar a construir pontes. O autor do tal texto comenta que muitos Jesuítas são cientistas, e que fundaram muitas escolas e universidades. Estes são pontos positivos.

Vamos agora aos negativos; destacarei alguns. Me concentro primeiramente naqueles relacionados à ciência. O autor do texto diz que cientistas que tiveram parte em discussões com a Igreja, em temas relacionados à ciência e fé, relatam que a Igreja teria mudado pontos de sua doutrina... Ora, sabemos que a Igreja não muda nada que tenha a ver com seu ensinamento infalível; logo, o autor precisaria ter especificado o que quis dizer. Outra questão: o autor diz que, uma exceção “danosa” (sic) a estes fatos, é que a Igreja não mudou sua antiga oposição ao uso de preservativos para evitar (sic) a transmissão do HIV, e que é esperado que o Papa Francisco tenha uma abordagem mais esclarecida (sic)... Primeiro, a camisinha falha1 na prevenção à transmissão do HIV; segundo, danoso é iludir as pessoas a este respeito, e estimular comportamentos de sexo livre.

Agora, a bem da verdade – que buscamos, com o uso da razão e da fé – vejamos também outros pontos. O autor diz que o Pontificado de Francisco claramente marca uma ruptura (sic) com o passado... Sabemos que isto trata-se de falso alarme, conforme já comentamos em textos anteriores deste blog, como este e outros desta sequência. O que ocorre é que muitos gostariam que ele causasse uma ruptura, porque simplesmente não suportam a Igreja e sua doutrina como realmente são. Outro ponto estranho: o autor diz que os Jesuítas têm pensamento independente da Igreja... Os Jesuítas pertencem à Igreja, e estão sob a mesma doutrina e pensamento; as diferenças que ocorrem naturalmente entre as diversas espiritualidades na Igreja – como aquelas específicas de cada congregação religiosa – não as tornam independentes da Igreja; trata-se de unidade na diversidade.

Ponto positivo para a abordagem de tal assunto em uma revista científica – o que inclusive despertou o rugido de gente intolerante, ao comentar o texto na revista. Porém, há necessidade de maior conhecimento a respeito, ao se pronunciar sobre o tema, para não se fazer afirmações equivocadas. Diálogo entre ciência e fé é coisa séria...

Até a próxima!

 

1 Sobre a questão da falha de preservativos na prevenção transmissão da AIDS, sugiro o seguinte texto, publicado do blog de Felipe Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário