sábado, 15 de dezembro de 2012

Fim do Mundo...? (3)


Amigos,

Uma notícia muito interessante foi publicada no dia 12 último: um artigo do Pe. José Gabriel Funes, SJ, diretor do Observatório do Vaticano – já citado nesse blog outras vezes – comentando sobre a falsa profecia sobre o fim do mundo, do calendário maia.

Já comentei sobre isso antes aqui no blog, a começar pelo texto “Fim do Mundo...?”, com continuação nos textos “Novos Céus e Nova Terra” e “Novos Céus e Nova Terra (2)”. Há também um comentário sobre pessoas apavoradas, no texto “Fim do Mundo... (2)”, e um texto falando sobre a morte do ponto de vista cristão.

Em seu artigo, Pe. José Funes, SJ, refuta (obviamente) a tal falsa profecia sobre o calendário maia e o fim do mundo. Espalharam nos meios de comunicação uma suposta (e falsa) notícia de que haveria um alinhamento dos planetas de nosso Sistema Solar e do Sol com o centro da Via Láctea (a galáxia em que habitamos), e também que os polos do campo magnético da Terra se inverteria... Ele diz que nem vale a pena debater os (evidentemente falsos) fundamentos científicos de tais coisas... Ele explica também que os maias eram até avançados em matéria de observação astronômica, porém se baseavam em falsas premissas, como a de que o tempo obedeceria a um suposto ciclo.

Pe. Funes, SJ, comenta sobre aquilo que a ciência diz sobre o início e o fim do mundo, e sobre os questionamentos que nós nos fazemos, do tipo: “De onde viemos?” e “Para onde iremos?”, e que atravessam milênios. A respeito de como o mundo poderia acabar, ele comenta sobre aquilo que a ciência tem hoje de mais recente, que é a teoria que explica que o universo está em expansão cósmica desde o Big Bang; expansão essa que descobriu-se ser acelerada pela energia escura (algo ainda desconhecido), que acarretaria uma expansão cada vez maior no universo, até que ele terminaria como que se rasgando, ao fim (essa possibilidade é conhecida como Big Rip)... Aliás, Pe. Funes, SJ, comenta que – segundo especulações de algus cosmólogos – isso poderia ocorrer até mesmo em momentos diferentes, para diferentes partes do universo.

Aqui faço uma observação sobre essa questão da expansão acelerada do universo, e da energia escura; assuntos aos quais poderemos, quem sabe, retornar nesse blog. Trata-se de algo muito novo na ciência, e que nos causa certa estupefação, dado o destino trágico e escuro previsto pela teoria atual  caso ela esteja correta, conforme o próprio Pe. Funes, SJ, observa, em seu texto.

Porém, algo muito importante que ele comenta, e que eu faço questão de destacar, é o sentido cristão que nós temos sobre o fim dos tempos. A Palavra de Deus garante que haverá novos céus e nova terra, onde o próprio Senhor restaurará a todos e a toda a criação. Logo, não nos apavora um suposto fim do mundo, seja como for que isso ocorra. Aliás, lembremos que a Palavra fala, de fato, em uma transformação do mundo, não no fim de tudo. Nossa fé no Senhor, pela Sua Revelação, nos indica que, um dia, todo o mal, o pecado, a morte, terão um fim; seremos restaurados a fim de habitarmos com o Senhor para sempre. O Senhor acabará para sempre com a morte, e enxugará toda lágrima (cf. Ap 21,3-5 e Is 25,8-9).

Logo, para nós, o último dia fala de esperança, não de medo. Precisamos, entretanto, nos preparar para esse encontro definitivo com o Senhor.

Vejam como é bom a gente procurar informação e formação em assuntos tão importantes para nossa fé! Como é bom a gente buscar, em particular, se formar na fé, a fim de acatar o que é ensinamento da parte de Deus e da Igreja, descartando o que não é. Da mesma forma, como é importante a gente se manter informado sobre o que ocorre na ciência, a fim de evitarmos o (equivocado) fideísmo, que rejeitaria a ciência em nome de uma suposta fé mais sentimental. Vejam que Pe. Funes, SJ, não nega aquilo que a ciência diz sobre o destino do universo; ele, entretanto, acrescenta a essa informação, aquilo que diz nossa fé, que transcende as explicações científicas, nos alimentando de esperança na vida eterna.

Seguem as notícias sobre o artigo do Pe. José Funes, SJ: notícia em uma agência de notícia católica; notícia no site do Observatório do Vaticano, com links para os textos: link para o texto original (em italiano), publicado no l’Osservatore Romano, e para um texto em inglês baseado nesse último; e texto em francês, também no l’Osservatore Romano. Infelizmente, no l’Osservatore Romano os textos estão publicados apenas em italiano e em francês; não sei se serão traduzidos para os outros idiomas disponíveis em seu site, posteriormente.

Boa leitura, boa reflexão, e até a próxima, com a graça de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário