sábado, 8 de dezembro de 2012

Doutrinação (4)


Amigos,

Continuando nossa conversa sobre certas “doutrinações” que ocorrem por aí, retornemos agora ao tema sobre ateísmo, socialismo e comunismo. O assunto sobre as “doutrinações” originou a série de textos denominados “Doutrinação” (1, 2, 3... cujo primeiro pode ser acessado aqui). Já o tema sobre o qual trato agora, já originou também outra série de textos nesse blog, denominados “Ateísmo, racionalismo, socialismo e comunismo” (cujo primeiro pode ser acessado aqui).

Essa “doutrinação” trata-se de outra erva daninha que se multiplicava (e não sei se ainda se multiplica) especialmente nas escolas, mais uma vez atentando contra aqueles mais frágeis, em processo de formação para a vida: crianças e adolescentes. Conforme eu comentara anteriormente, o ambiente escolar deveria existir para formar pessoas, não para (de)formar. Mas quem é da minha geração, aproximadamente, deve se lembrar de ter sido “massacrado” com essa “doutrinação” para o socialismo e o comunismo, especialmente por parte de professores das matérias ligadas a estudos sociais. Minha infância foi nos anos 70, e minha adolescência, nos anos 80. Nessa época, esses famigerados regimes político-sociais nos eram apresentados como se fossem a solução para confrontar o capitalismo selvagem, e também a ditadura militar em que nós vivíamos; alguns professores até se referiam ao comunismo como uma utopia (sic), onde tudo seria comum a todos, com justa divisão de bens, etc... Como se esse regime fosse um ideal a ser buscado pela humanidade.

Acho que aqui nos países da América Latina, em particular, essa “doutrinação” pelo socialismo e pelo comunismo ganhou um destaque especial justamente por causa das ditaduras militares vigentes em nossos países, à época. Claro que a maior parte da população não concordava com a opressão e a violência exercida por esses regimes ditatoriais... Então, “pairava no ar” como que uma fantasia de que o socialismo e o comunismo seriam regimes que poderiam se opor às ditaduras vigentes, como se fossem algo que libertaria o povo das mesmas.

Só tem um detalhe: ninguém comentava que os regimes socialistas e comunistas, nos países em que foram implantados, TAMBÉM ERAM REGIMES DITATORIAIS! Esses famigerados regimes também foram estabelecidos de forma arbitrária em seus países, mesmo através de golpes! E eram impostos à população dos países pelos respectivos ditadores! E quem da população fizesse oposição, TAMBÉM ERA PERSEGUIDO, PRESO, TORTURADO E EXTERMINADO!! O EXTERMÍNIO EM ALGUNS PAÍSES COMUNISTAS OCORRIA EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO!!!! Sim!! Campos de concentração!! Quem se lembra de algum professor de estudos sociais ter dito isso nas salas de aula? Eu nunca ouvi falar! Mas trata-se de fatos históricos. Esses regimes dizimaram muitas dezenas de milhões de pessoas! Tanto ou mais que o não menos famigerado regime nazista!! Quem aprendeu isso nas escolas no Brasil, nos anos 60, 70 ou 80?

Logo – como eu também já havia comentado anteriormente – nossos valores morais, pela vida, pelo respeito às pessoas, não nos devem permitir JAMAIS CONCORDAR OU COMPACTUAR COM TAIS IDEOLOGIAS! Ou será que alguém seria capaz de assinar embaixo de todos os milhões de assassinatos que ocorreram na história, em nome desses malditos regimes político-sociais? Quem quer assinar embaixo? Será que alguém quer discordar de alguns tipos de ditaduras, e apoiar outros?

Vemos, vez por outra, a população bajulando e quase “endeusando” certas personalidades públicas que sempre se declararam ateus, socialistas, comunistas, ou marxistas, entre tantas outras denominações. Socialismo e comunismo são ideologias ateístas, em sua raiz. Logo, não é de se estranhar que tenham provocado tanto massacres e afrontas à vida humana. A impressão que me dá é que as pessoas não pensam... São levadas pelas opiniões de massa. Diz-se por aí: “Fulano é uma sumidade intelectual! Fulano é um gênio!” E todos vão atrás a concordar, sem o menor questionamento. “Fulano é tido como uma grande personalidade” – mesmo tendo sempre se manifestado favorável a esses famigerados regimes citados nesse texto, que tanto atentaram contra a vida humana –, todos concordam que seja uma grande personalidade! E ai de quem disser o contrário! Está arriscado a ser “massacrado” com todo tipo de críticas, quase “apedrejado em praça pública”, por discordar que fulano seja uma sumidade, um gênio! Gênio de que? Do ateísmo? Do comunismo (=regime assassino)? E há aí alguma coisa que preste para ser exaltada?

Está na hora de as pessoas terem a coragem de refletir honestamente, e manifestarem sua opinião, ao invés de se acomodarem e concordarem, quase sob pressão, com a opinião da maioria. Se alguém vier me dizer: “Fulano é um gênio!” Eu respondo: “Gênio de araque!”.

Gênios e sumidades intelectuais são bem-vindos, desde que usem seus talentos para o bem. Precisamos de santos! Pessoas que amem a Deus e ao próximo como a si mesmos! Esses sim, os santos que nós conhecemos, foram grandes personalidades na história! Suas vidas falam de forma eloquente sobre o que é o amor, a fraternidade!

Divisão justa de bens? Nós temos nas Sagradas Escrituras exemplos de como os primeiros cristãos colocavam tudo em comum, porém na liberdade, no amor; e temos ainda hoje esse exemplo nas congregações religiosas, onde as pessoas ingressam livremente, em um amor-doação – aliás, amor é doação –, colocando não somente seus bens, mas suas vidas, a serviço do bem de todos. E mesmo os que não seguem essa doação total, mas constituem família e possuem propriedade privada (que é o caso da maioria, e propriedade privada é um direito legítimo!), podemos ter o exemplo de pessoas que têm seus bens, porém cuidam para não “endeusa-los”; para não busca-los injustamente e a qualquer custo; e que não são avarentos, porém são capazes de colocar seus dons a serviço do bem e dos necessitados. Mas tudo isso com princípio nobres valores, valores cristãos, por amor fraterno; não com base em ideologias ateístas e que tantos crimes promoveram ao longo da história.

Bem, acho que por ora é só. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário