sexta-feira, 10 de abril de 2020

Transubstanciação: A Presença Real de Cristo na Eucaristia


Caros leitores,

Na Quinta-feira Santa, a Igreja celebra a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. Na Santa Ceia, Jesus instituiu a Eucaristia, quando pronunciou: “Tomai e comei, isto é meu Corpo” (Mt 26,26; também em Mc 14,22), “Bebei dele todos, 28porque isto é meu sangue [...]” (Mt 26,27-28; também em Mc 24). Jesus não disse que o pão e o vinho O “representavam”, ou que seriam uma mera lembrança d’Ele. Jesus disse “isto é”: logo, causa finita. Jesus disse também aos Apóstolos: “[...] Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19), e por isso, há dois milênios, temos a santa missa, celebrada pelos sacerdotes católicos.

Para entendermos questões de fé, precisamos estar atentos a certos termos que, em nosso dia-a-dia, podem ter significados diversos daqueles que são usados para nos ensinar matérias de fé. Primeiro: quando Jesus manda fazer “memória”, este termo nada tem a ver com uma simples lembrança; fazer memória significa “tornar novamente presente o mistério”; quando um sacerdote pronuncia as palavras de Jesus, na Consagração, o mistério da Instituição que Jesus realizou torna-se presente no nosso “hoje”: é o próprio Jesus falando através do sacerdote, que celebra in Persona Christi. O segundo termo que devemos entender à luz da fé é “substância”: quando a Igreja fala na “Transubstanciação”, para afirmar que o pão e o vinho tornam-se Corpo e Sangue de Cristo, não está se referindo a “substância química”; “substância”, aqui, tem o significado de “essência”. Ou seja: a aparência (e a química) do pão e do vinho continuam as mesmas, porém, sua essência agora é: Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo.

A Palavra de Cristo basta, porque Ele é digno de toda a autoridade e confiança. Porém, interessantemente, Deus realizou milagres Eucarísticos ao longo da história da Igreja. Tratemos sobre este assunto, porém, em textos subsequentes.

Bom Tríduo Pascal a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário