sábado, 2 de fevereiro de 2013

Oração de São Tomás de Aquino


Amigos,

Há alguns dias atrás, eu publiquei aqui no blog um texto sobre São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja, homem de fé e de razão; quem ainda não leu, pode acessar o link disponibilizado acima. Após um período de descanso, retorno agora, publicando uma oração de São Tomás de Aquino, que é uma grande maravilha: louvor a Deus, e pedido por Sua graça e auxílio.

Essa oração nos foi ensinada, à época, por um sacerdote. Procuro fazê-la antes de estudar, e antes de passar por provas; e a compartilho agora com vocês. É um reconhecimento de que nós dependemos de Deus para fazer boas obras; de que tudo de bom em nós, todas as nossas aptidões, nos foram dadas por Deus; e de que sem Ele, o que podemos fazer de bom...? Nada melhor do que poder contar com Sua graça e Sua bênção! Segue a oração:

“Criador inefável, que dos tesouros de vossa Sabedoria elegestes três hierarquias dos anjos e as estabelecestes numa ordem admirável acima dos céus, e que dispusestes com tanta beleza as partes do universo. Vós que sois chamado a fonte verdadeira e o princípio sobreeminente da luz e da sabedoria, dignai-vos enviar sobre as trevas de minha inteligência um raio de vossa claridade, afastando de mim a dupla obscuridade, na qual nasci, a do pecado e a da ignorância. Vós que tornai eloquente a língua das criancinhas, formai minha palavra e molhai meus lábios com a graça de vossa bênção. Dá-me a penetrabilidade para compreender, a capacidade de reter, a maneira e a tenacidade de estudar, a sutileza para interpretar e uma graça abundante para falar. Ordenai o começo, dirigi a continuação, completai o arremate. Vós que sois o verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que viveis e reinais nos séculos dos séculos. Amém.”

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário