segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Buscar o consenso ou testemunhar a verdade...?


Amigos,

Lendo notícia sobre pronunciamento do Papa Bento XVI no Ângelus de ontem (03/02), lembrei de algo sobre o que eu costumo refletir às vezes, e gostaria de compartilhar. Ressalto que uma coisa é a mensagem do Papa; outra, é a minha reflexão pessoal.

Bem, o Papa comenta, baseado no Evangelho de ontem, sobre a ruptura que Jesus provocou na Sinagoga, após ter lido uma profecia de Isaías. Fica claro para os ouvintes, após a leitura, que a profecia de Isaías se referia a Jesus; ou seja, que Jesus era o cumprimento da profecia. Todos ficaram maravilhados; porém, alguns questionaram: “Não é este o filho de José?”, como que duvidando que um carpinteiro pudesse ter tal pretensão.
Cristo rejeitado, 1822, por William Dunlap.

Como resposta, Jesus diz que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria; além disso, dá dois exemplos de milagres realizados por profetas, em favor de pessoas que não faziam parte do povo escolhido... Isso soou como uma grande provocação a todos os presentes à Sinagoga, que se enfureceram, expulsando Jesus, e tentando atirá-Lo ao precipício. Jesus, porém, seguindo o seu caminho, passou no meio deles.

Conforme vocês mesmos poderão constatar, o Papa questiona por que Jesus quis provocar tal choque...? Já que, em princípio, os ouvintes estavam maravilhados com Ele, Jesus poderia ter conseguido um consenso... O Papa responde claramente: Jesus não veio buscar consenso entre os homens, mas sim, testemunhar a verdade!

Amigos, entendem onde quero chegar...? Se ainda não, vejamos. Qual foi o mandato de Jesus aos Apóstolos? “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!” (cf. Mc 16,15). Jesus não disse para que fossem, e buscassem consenso entre todos... Mas sim para que anunciassem a verdade! Vejam, o próprio Jesus deu o exemplo, no Evangelho deste Domingo (03/02): não se preocupou em buscar consenso entre seus ouvintes, mas em anunciar a verdade; e foi rejeitado. Jesus anuncia a verdade, sem importar se esse anuncio irá gerar consenso ou ruptura. Seu principal objetivo é anunciar a verdade, ainda que isso Lhe cause problemas; mesmo que Ele seja rejeitado por alguns...

Esse é o exemplo que nós devemos seguir: o exemplo de Jesus. Deus é Amor. Porém, o Papa alerta que amor e verdade são o mesmo. Essa reflexão, de certa forma, vem ao encontro de uma reflexão anterior baseada na conversão de São Paulo. O Senhor anuncia a verdade: alguns a acolhem; outros a rejeitam... Mas nem por isso a verdade deve ser omitida, nem modificada, nem disfarçada, a fim de agradar às pessoas...

Quando se busca anunciar a verdade em primeiro lugar, pode se conseguir consenso ou não. Mas quando se busca obter consenso em primeiro lugar, a verdade pode ficar deturpada...

É isso. Espero que tenham gostado, e aproveitem para refletir também, especialmente na forma como evangelizamos: buscamos anunciar a verdade, ou buscamos obter consenso...?

Para finalizar: o que toda esta reflexão tem a ver com este blog...? Simples: lembram do que disse o Papa João Paulo II em sua Carta Encíclica Fides et Ratio?

“A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade.”

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário