segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Aniversário do Blog! (2)


Amigos,

Falando ainda sobre o aniversário do Blog, andei reparando nas estatísticas de acesso. Aliás, costumo sempre observar as estatísticas, e noto, entre outras coisas, quais textos têm sido mais acessados. Curiosamente, um dos textos mais lidos, em todo esse tempo, é o “Pe. Gregor Mendel, pai da genética”. Isso, a despeito de ter sido um dos primeiros textos que escrevi, ainda no antigo blog, e que transcrevi para este novo há exatamente um ano, no dia em que foi criado!

Para mim é uma surpresa agradável que o texto sobre o Pe. Mendel ainda hoje seja um dos mais acessados, e isto tem se mantido durante quase todo esse tempo! Fico feliz de que este assunto, em particular, tenha despertado tanto interesse dos leitores! Meus textos são, em sua maioria, mais relacionados a temas da área de exatas. Isto deve-se à minha formação em engenharia, mais próxima de física e temas correlatos, à biologia.

Bem, para os mais curiosos sobre o Pe. Mendel, tenho um livro na “fila” de leitura, que recomendo aos leitores também:

- William Bateson e Gregor Mendel, Mendel’s Principles of Heredity, Dover Publications, 2010 (o livro na verdade é antigo, com primeira publicação de 1913, pela Cambridge University Press).

Como disse, não o li ainda, mas constitui uma boa fonte do próprio trabalho de Pe. Mendel. Suas ideias, com artigo publicado em 1865, permaneceram pouco conhecidas, até terem sido trazidas à tona novamente por William Bateson, em 1902. Este livro tem também notas biográficas de Pe. Mendel e reproduções de dois artigos seus.

O interesse pelo texto sobre Pe. Mendel me deixou, como posso dizer... um tanto intrigado com vocês, caros leitores; e torna-se especial, uma vez que foi um dos textos inaugurais deste novo Blog, há um ano atrás!

Bem, espero que neste próximo ano que se inicia, o Blog possa continuar a dar bons frutos, em termos de divulgação sobre a beleza do diálogo entre ciência/razão e fé, com a graça de Deus.

Até o próximo texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário