segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Reflexões e comentários gerais

Amigos,

Tem sido uma ótima experiência escrever neste blog, e colocar no papel ideias que há muito povoam minhas reflexões pessoais; reflexões estas baseadas em tantas leituras, palestras,... sobre divulgação científica ou sobre a Igreja; ou sobre ambas. Há alguns dias atrás eu comentei que pretendo escrever, pouco a pouco, sobre as vidas de sacerdotes e/ou religiosos cientistas que houve ao longo da história, assim como sobre os que ainda atuam hoje em dia. Entretanto, a vida não é sempre cartesiana, e não dá para “engessar” as inspirações que me vêm como em enxurradas, e ficam pululando em minha mente... vez por outra, uma delas parece que desabrocha, e lá vou eu, escrever mais um texto no blog... simplesmente não dá para frear a inspiração que vem mais forte, para forçadamente escrever sobre outro assunto. Logo, os textos sobre os sacerdotes/religiosos cientistas não virão em série, mas intercalados a outros que surjam pelo caminho.

Nos primeiros textos deste blog, eu escrevi sobre o Pe. Gregor Mendel, o pai da genética. Logo depois, escrevi sobre o Pe. Paul Schweitzer, SJ, matemático e atualmente professor da PUC-RJ. Depois de mais alguns textos, escrevi sobre o Pe. Georges Lemaître, SJ, um dos cientistas que propuseram a ideia do Big Bang para a origem do universo. Gostaria eu de escrever, em série, sobre estes grandes homens, especialmente os brilhantes jesuítas que foram grandes cientistas ao longo da história. Houve também outros homens enciclopédicos ao longo da história, como Santo Alberto Magno, Doutor da Igreja e Padroeiro dos estudiosos das ciências naturais, sobre os quais eu gostaria de escrever.

Mas um caso de um cientista ligado a religião vem pululando ultimamente em minha mente, talvez por eu trabalhar em assuntos relacionados à teoria que ele propôs; e também por estar lendo um livro de divulgação científica que fala sobre o assunto. Entretanto, desta vez não se trata de um sacerdote, mas de um pastor protestante. Trata-se de Thomas Bayes, que propôs uma das principais teorias ligadas a probabilidade e estatística. Mas vamos aguardar.

Diversos outros temas tem pululado também... entre eles, pretendo citar alguns trechos de documentos da Igreja que falam sobre ciência e fé, ou sobre fé e razão. Há alguns trechos que citei no texto sobre o Pe. Mendel. Pretendo desenvolvê-los mais, já que formam a base sólida para estes temas; e para este blog.

Um assunto que também tem pululado demais em minhas ideias é o caso Galileu Galilei, que costuma ser tratado nas escolas de forma falaciosa, conforme eu também já havia mencionado em um texto anterior, sobre sacerdotes e/ou religiosos cientistas, que pode ser relembrado aqui. Eu somente comentei este problema, mas pretendo discorrer mais sobre este assunto. Há também a questão da Idade Média, muito frutuosa em termos de desenvolvimento científico, sobre a qual também costumam ser propagadas falsas ideias; eu também teci breve comentário no texto sobre o Pe. Mendel.

Bem amigos, até logo (espero retornar em breve)! Vamos aguardar qual das ideias pululantes desabrocha primeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário