quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Beato Nicolaus Steno

Caros,

Hoje fui surpreendido com uma notícia interessante sobre um bispo do século XVII, que também era cientista. Além de anatomista, é considerado o pai da geologia. Eu soube de sua história há pouco tempo, no blog de Márcio Campos, "Tubo de Ensaio" (eu já havia citado este blog em uma mensagem anterior, onde eu listei blogs que acho interessantes, alguns relacionados a assuntos sobre o diálogo entre ciência e fé); mas hoje é o 374º aniversário natalício do Beato Nicolaus Steno, e há uma homenagem a ele na página do Google. Encontrei também uma mensagem sobre ele na Canção Nova.

Nascido em 1638, era originalmente luterano. Após converter-se ao catolicismo, foi ordenado padre em 1675, tendo sido ordenado bispo dois anos depois. Veio a falecer em 1686, tendo sido beatificado pelo Papa João Paulo II em 1988. A homilia do Papa na missa de sua beatificação pode ser lida aqui (em italiano). Como eu não conhecia sua história antes, o pouco que sei li nestas mensagens. Logo, para maiores detalhes, talvez seja melhor seguir os links do blog do Márcio Campos e da Canção Nova, citados no primeiro parágrafo acima.


Para mais detalhes ainda, Márcio Campos cita um livro sobre a vida do Beato Nicolaus Steno:
- Alan Cutler, The seashell on the mountaintop, Plume, 2004.


Mais um para minha lista de compras, fora os que já estão na fila para leitura...

Mais um cientista do clero, que contribui para a fé e para a ciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário