segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Universo em expansão... (2)


Amigos,

Mês passado, escrevi um artigo no blog sobre o tema da expansão acelerada do universo. O texto é intitulado “Universo em expansão...”, podendo ser acessado neste link disponibilizado. Naquele artigo, comentei sobre a descoberta do fenômeno da expansão acelerada do universo, pela observação de supernovas distantes, do tipo Ia (uma leitura no artigo anterior irá situar bem o leitor). Comentei também sobre a explicação alternativa, que supõe que estejamos em uma “bolha” entre os filamentos dos aglomerados de galáxias, o que daria a impressão de um universo em expansão – o que seria verdade em nível local, porém não necessariamente no nível global. Mas, sintetizando, expliquei ao final do artigo, baseado em ume entrevista e em um artigo do Pe. José Funes, SJ, diretor do Observatório do Vaticano, que a hipótese da expansão acelerada não deve nos assustar, pois nossa confiança está em Deus, que tudo sabe, e tudo providencia; e, conforme as Sagradas Escrituras, transformará esse mundo em novos céus e nova terra, qualquer que seja o destino previsto para esse nosso mundo visível.

Bem, acabei de ler um artigo interessante sobre a expansão acelerada do universo, do físico brasileiro Cláudio Nassif, intitulado: “A surpreendente aceleração da expansão cósmica”, na revista de divulgação científica Scientific American Brasil. E, entrando do facebook, avistei o link do blog desta revista, do Editor1, com um  texto de 14/01/2013, anunciando este artigo, e fazendo breve comentário a respeito; há pouco, compartilhei na página do meu blog no facebook, a imagem da página desta revista, também no facebook, onde pode ser vista uma ilustração2 da expansão acelerada do universo.

Resolvi comentar sobre este artigo do físico Cláudio Nassif, uma vez que ele usou de boa didática, ao explicar os temas sobre expansão do universo, energia escura, constante cosmológica, entre outros. Muito interessante! Quem tiver a oportunidade de ler, recomendo!

Outro aspecto que achei interessante em seu artigo, foi a menção ao Pe. Georges Lemaître, SJ (apesar de não ter mencionado que era também um sacerdote católico), entre os teóricos que realizaram estudos sobre a expansão do universo, na década de 1920, ao lado de Aleksandr Friedmann, um matemático russo; a expansão foi confirmada poucos anos depois, por meio de observação, por Hubble. Só o fato de mencionar o Pe. Lemaître, SJ, já é ponto favorável a nós, e ao diálogo entre ciência e fé. Já quando nós lemos algum artigo que omite o trabalho do Pe. Lemaître, SJ, citando apenas o de Friedmann... nos deixa com o pé atrás. Afinal, já que ambos eram cientistas (Pe. Lemaître, SJ, era doutor em ciências pelo MIT), por que omiti-lo...? Porque se tratava também de um padre...? Bem, ponto positivo, então, para este artigo, também neste aspecto, além da didática!

O texto do Editor também comenta uma notícia bem recente, de que cientistas teriam obtido temperaturas abaixo do zero absoluto! (0 K, cerca de -273 ºC). Ainda não li nada a respeito, porém o editor comenta que tal descoberta poderia ajudar na compreensão do que seria afinal a tal energia escura...

Bem, amigos, esta é apenas uma de diversas referências sobre este assunto da expansão (acelerada) do universo e a energia escura. Vocês poderão encontrar outros artigos diversos, em revistas de divulgação científica, nacionais e internacionais. Das nacionais, recomendo esta que foi citada, Scientific American Brasil; além de Ciência Hoje (cujo link aqui disponibilizado leva à edição atual), – que disponibiliza alguns artigos em texto completo.

Sobre o Pe. Georges Lemaître, SJ, sugiro acessarem o link aqui disponibilizado, para um texto mais antigo deste blog.

Boa leitura, e até a próxima!

1 O fato de citar artigos ou blogs de outros autores, não significa que os mesmos endossem o conteúdo de meu blog; nem que eu endosse tudo o que eles escrevem.

2 Não inseri a imagem diretamente neste texto; preferi compartilhar o link original, na página de meu blog, imediatamente antes de meu texto. Logo, vocês podem ver a figura diretamente neste link!

Nenhum comentário:

Postar um comentário