terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Alienações e bajulações


Amigos,

Um tema tem rondado minha mente ultimamente: pessoas extremamente problemáticas, que criaram grandes divisões, ou outros problemas sérios; ou passaram a vida se manifestando favoráveis a ideias terríveis, que atentam contra a vida humana – como socialismo e comunismo, por exemplo; ou combatendo a Igreja e a fé. Pior do que suas ações destruidoras, ou seu apoio a ideias destrutivas e desumanas, é que são bajuladas ao extremo; quase endeusadas, por muitos na sociedade.

Mas o ódio à Igreja e a seus valores, à fé – e, por consequência, a Deus a aos Seus ensinamentos –, é uma característica mesmo do mundo que não conhece a Deus. Parece que, se a pessoa ataca a Igreja, faz um tremendo sucesso... É bajulada, endeusada, como tivesse grandes coisas a dizer à sociedade... Como se fosse um grande guru. E, de fato, acaba se tornando guru daqueles que se incomodam com os valores Evangélicos. Isso tem um motivo simples: estes valores anunciam, mas também denunciam as condutas que lhe são contrárias; e incomodam muita gente... Cristo incomodou tanto os de sua época, que o perseguiram até a morte. Farão o mesmo com todos que abraçarem a fé – e disso o Senhor já nos alertou1.

É triste ver, nos meios de comunicação, alardearem tanto sobre estas pessoas, e o que elas disseram ou dizem. É triste ver um grande número de gente mergulhada em alienação, bebendo e “babando” pelo que tais pessoas dizem. É triste ver instituições sérias, ligadas à ciência e às letras, por exemplo, admitindo em seus quadros pessoas assim; ou convidando-os para palestrarem. Que contrassenso! Querem exemplos?

·         O quem tem a ver, uma pessoa adepta, atuante, militante, da teologia da libertação (infiltração do marxismo – ideologia ateísta – na Igreja), palestrando em uma instituição científica de alto nível...? Por acaso, comunismo e teologia da libertação constituem campos da ciência...? Por que motivo chamam alguém assim para palestrar...? Um marxista agora passa a palestrar entre físicos, químicos, matemáticos, biólogos...? Veja um link de exemplo.

·         O que tem a ver, um escritor que fala e escreve sobre magia e bruxas, ou seja lá o que for mais de alienante... eleito para uma instituição de alto nível em literatura, letras...? Além de diversos prêmios... que aberração! Só porque seus livros vendem muito...? E por acaso esse é o único – ou mais importante – critério, para se avaliar a obra de alguém...? E o conteúdo...? Depende do gosto do freguês? Relativismo! Veja este link.

·         O que tem a ver colocar um ateu e militante comunista, projetando templos católicos...? Que valores religiosos, que valores sobre o Sagrado, tem um ateu, para se meter – ou ser designado – para projetar templos católicos...? Até ao ponto de infiltrar em uma obra, sorrateiramente, imagens do martelo e da foice – símbolos do maldito comunismo! Veja este link e este outro; e ainda este, ponha sua mão na consciência e, pela imagem da capa do livro, veja se isso é um projeto que faça sentido!

·         O que tem a ver um escritor ateu, e que além disso, atacava violentamente a Igreja, a fé, e as religiões em geral, com cinismo descarado, receber grandes prêmios literários...? E que ainda se intrometeu a escrever livros tocando em temas religiosos, apesar de sua aversão a tudo que diz respeito a religião...? Veja este link...

Bem, é chocante ver pessoas assim bajuladas pela sociedade. Mas, ao que tudo indica, boa parte da sociedade os bajula e endeusa, por causa das palavras e ações daqueles; é justamente por atacarem os valores Evangélicos e religiosos, que são tão bajulados e endeusados! Porque atacam aquilo que tanto incomoda muitas pessoas na sociedade: os valores morais tão corajosamente defendidos pela Igreja, em todos esses séculos!

Amigos, não se encontre, entre nós, que nos declaramos como membros da Igreja, quem bajule, ou até mesmo idolatre, pessoas com ideais incompatíveis com a nossa fé, como: ateísmo, socialismo, comunismo, relativismo moral, magia, bruxaria, ocultismo, entre outros. Não importa que toda a sociedade, todo o mundo, proclame esses escritores, arquitetos, autores, ou qualquer que seja sua atividade, que claramente se opõem à nossa fé, como grandes gurus. Nós não temos gurus! Muitas vezes pode surgir o medo de discordar publicamente das opiniões dominantes porque, ao fazermos, certamente seremos perseguidos, excluídos, difamados, caluniados... tentarão nos desqualificar de várias formas... Mas Aquele que nos chama à fé – o Senhor –, não nos deixa a sós; permanece conosco.

Então, irmãos, coragem! Devemos ter claro, que quem ataca ou tenta destruir nossa fé ou a Igreja – sem sucesso, obviamente2 –, seja de modo direto ou sorrateiro, nada tem de bom para nos dizer. Faz sucesso em todo o mundo com seus livros? Para nós, tais livros nada prestam. Suas obras são bajuladas em todo o mundo? Nós preferimos aquelas que contêm valores elevados, e não as que os deturpam e violam. E assim por diante.

Até a próxima!

1 Cf. Jo 15,18-ss “Se o mundo vos odeia, sabei que odiou a mim antes que a vós. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é maior que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. (...)”.

2 Cf. Mt 16,18: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Obs.: Este texto foi atualizado em 12/06/2014, com a inclusão de links de exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário