quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

São Francisco de Sales

Amigos,

Hoje é o dia de São Francisco de Sales, e também das comunicações sociais. São Francisco de Sales é Padroeiro dos jornalistas. Mas vocês devem estar se perguntando: por que um blog sobre ciência e fé está publicando um texto sobre o santo que é Padroeiro dos jornalistas...? Bem, lembremos que todos nós, que escrevemos ou ajudamos a difundir nossa fé, e assuntos a ela relacionados, através dos meios de comunicação, de certa forma não podemos esquecer de pedir sua intercessão! Quem abraça uma missão assim, precisa da luz de Deus, para conseguir comunicar o são conteúdo da fé, ou conteúdos a ela relacionados, de forma correta e eficaz. E pedimos isso por intercessão de São Francisco de Sales.

Bem, agora um pouco sobre este santo. Nascido em 1567, realizou seus estudos universitários em Paris, no campo da teologia; e também no campo do direito, na Universidade de Pádua – conforme a carreira que seu pai desejava para ele. No entanto, seguiu logo sua vocação sacerdotal, a despeito da contrariedade de seu pai. Ainda muito jovem, sofreu uma grande crise, refletindo sobre questões teológicas – mais precisamente, sobre a predestinação. Sua crise foi superada, após algumas semanas de sofrimento, quando ele se entregou a Deus em oração, sem nada querer em troca, e confiando totalmente em Sua misericórdia.

São Francisco de Sales

Ordenado sacerdote em 1593, tornou-se bispo em Genebra em 1602. Essa cidade era fortemente afetada pelo calvinismo. São Francisco de Sales envolveu-se em controvérsia e diálogo com os protestantes, aliando ao confronto teológico, a experiência da caridade. Dedicou-se a cumprir os ideais do Concílio de Trento e fundou, juntamente com santa Joana Francisca de Chantal, a Ordem da Visitação. Nesta, os ideais eram baseados em consagração total a Deus, simplicidade e humildade. Conciliou sua investigação intelectual com a docilidade em seus ensinamentos.

São Francisco de Sales pregava convidando as pessoas a pertencerem completamente a Deus, porém na vivência da realidade quotidiana de cada um, na condição de cada um, inclusive na vida conjugal. Nisto, pode-se dizer que São Francisco de Sales fez um apelo aos leigos, para buscarem a perfeição, santificando a vida no dia-a-dia.

São Francisco de Sales usou da escrita para difundir a fé católica, de diferentes modos: seja distribuindo panfletos por debaixo das portas; ou escrevendo suas obras “Introdução à vida devota” e “Tratado do amor de Deus”; entre outros escritos.

Falecido em 1622, foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1877, Doutor da Igreja. São Francisco de Sales inspirou também São João Bosco, que fundou a Ordem dos Salesianos, em referência ao santo.

São Francisco de Sales, rogai por nós!

Leitura sugerida:
- Catequese do Papa: São Francisco de Sales; Audiência Geral, março de 2011. Reproduzida na seguinte página, da Editora Cléofas, de Felipe Aquino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário