segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Jesuíta astrônomo do Observatório do Vaticano ganha prêmio de sociedade científica!

Amigos,

No mês de julho foi publicada uma notícia muito importante para nós, católicos; notícia particularmente favorável ao diálogo entre ciência e fé. O Jesuíta Guy Consolmagno, SJ, astrônomo do Observatório do Vaticano, foi premiado pela AAS (American Astronomical Society) com a medalha Carl Sagan. A AAS destacou a “excepcional comunicação” do Jesuíta cientista, e o fato de mostrar ao mundo que “religião e ciência podem coexistir”.

O Jesuíta obteve seu doutorado em Ciência Planetárias em 1978, antes de entrar para a ordem religiosa dos Jesuítas em 1989 e fazer seus votos em 1991. Com formação também em filosofia e teologia, atua em pesquisa e em divulgação, incluindo divulgação do diálogo entre ciência e religião, mostrando que não há contradição entre ambas. É curador da coleção de meteoritos do Observatório do Vaticano, e tem livros publicados.

Seguem alguns links com as notícias relacionadas: notícia no Observatório do Vaticano (em inglês), onde é mostrado o anúncio da AAS; e outra notícia em português.

Se, para você que está lendo agora, é uma novidade a existência de padres e/ou religiosos cientistas, sugiro que navegue mais pelo blog, e descobra muita coisa interessante! Ao invés de eu colocar aqui todos os links relacionados – ou ao menos os principais –, convido-o a procurar por termos relacionados, como “Jesuíta”, ou “Sacerdote cientista”, por exemplo. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário