sábado, 11 de janeiro de 2014

Epifania: mais uma reflexão


Amigos,

Há pouco tempo, dia 06 – dia de Reis –, escrevi um texto no blog sobre a Epifania do Senhor, e sobre a Estrela de Belém e os Reis Magos. Ainda na Semana da Epifania, vamos refletir mais a respeito.

Nós havíamos celebrado a visita dos pastores a Jesus na manjedoura; eles, gente simples do campo, que tomavam conta do seu rebanho, receberam a grande graça de serem avisados pelos anjos de Deus sobre o nascimento do Senhor, e foram adorá-Lo. Isso dá uma boa reflexão, pois, os primeiros a tomarem conhecimento do Natal do Senhor, foram esses pastores, pessoas simples – não eram “letrados”. Não, eram pessoas que trabalhavam no campo, tocando seus rebanhos. Aqui lembramos de uma passagem dos Evangelhos, mais adiante, em que o próprio Jesus exulta no Espírito Santo, dizendo:

Lc 10,21: “(...) Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: ‘Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado’.”

Já os Reis Magos eram homens dados ao conhecimento. Levando em conta as devidas proporções, do conhecimento que se tinha à época, podemos dizer que eram homens de ciência. Observavam os céus, e tinham acesso às Escrituras. Mesmo pagãos – ou seja, não eram oriundos do povo escolhido –, sabiam que estava para nascer o Messias! Mas aqui vem uma “dúvida”... Não refletimos antes, sobre a passagem Bíblica acima, que o Senhor prefere os pequeninos aos sábios e inteligentes...? Então como os Reis Magos também tiveram acesso, de uma outra forma, à grande notícia do nascimento de Jesus, se eram homens dados aos estudos...?
La adoración de los Reyes Magos, Diego Velázquez, 1619, Museu do Prado.

Bem, a resposta parece ser que, apesar de homens de ciência, eles também se fizeram pequeninos... O próprio Senhor os guiou através da Estrela de Belém, e eles foram adorar Jesus recém-nascido! Adorar é um culto que é devido somente a Deus; logo, os Reis Magos reconheceram que Jesus é Deus.

Quando lembramos também de grandes santos da Igreja que eram homens de vasto conhecimento – como Santo Tomás de Aquino e Santo Alberto Magno, somente para citar dois exemplos representativos –, percebemos que a grande questão não parece ser possuir ou não conhecimento; ser estudioso; ou dotado de uma grande inteligência, até. Tudo isso vem de Deus, como dons! Estes foram grandes homens, não foram? Grandes santos! Mas, podemos dizer também que se fizeram pequeninos, conforme agrada ao Senhor.

O grande problema está em ser auto-suficiente... Achar que basta a si mesmo, não precisando de Deus; não reconhecer que, se tem uma inteligência privilegiada e ama tanto a busca pelo conhecimento, tudo isso vem de Deus.

O que importa mais não parece ser tanto o possuir ou não conhecimento; mas, independente de qualquer coisa, se fazer pequeno diante do Senhor, que é o Todo-poderoso, de quem provém todo o bem e toda a graça; e todos os dons ou talentos que recebemos – e fazê-los render!

Pois bem: Deus Se fez homem, e quis Se revelar a todos: aos pequeninos não “letrados”, como os pastores; e aos doutos que se fazem pequenos diante d’Ele, como os Reis Magos. Que maravilha! No texto anterior, refletimos que o Senhor quis Se revelar não somente ao povo escolhido de então (israelitas), mas também aos pagãos; hoje, refletimos mais ainda, que o Senhor ama a todos, e quer Se revelar a todos nós, “letrados” ou não, esperando que todos O reconheçam como o Senhor!

Que possamos então nos fazer sempre pequenos diante do Senhor! Dependentes de Sua graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário