segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Epifania: A Estrela de Belém e os Reis Magos


Amigos,

Hoje é dia de Reis, sendo que aqui no Brasil nós celebramos a Epifania no Domingo. Foi o dia em que os Reis Magos encontraram Jesus na manjedoura, após terem seguido a Estrela de Belém. Do Evangelho de ontem1 (Mt 2,1-12), podemos destacar alguns trechos que falam da estrela:

Mt 2,1-2: “Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’.”

Mt 2,9-11: “Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10 Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram.”
Adoração dos Magos, por Andrea Mantegna, entre 1460 e 1464.
Falando sobre a estrela. Há diversas versões sobre o que teria sido a estrela; poderia ter sido devido a um dentre diversos fenômenos naturais. Uma hipótese é de que teria sido uma conjunção de planetas – que poderia ter aparecido no céu como um objeto celeste de maior brilho; outras hipóteses seriam a de algum meteoro; ou algum cometa; ou ainda uma nova ou supernova. Cometa, nova ou supernova parecem eventos mais plausíveis, pois permanecem visíveis por mais tempo no céu.

Bem, de fato, parece não haver uma resposta definitiva para a explicação acerca do fenômeno natural que teria servido como guia para os magos. Mas é interessante notar como Deus pode agir de forma extraordinária, por vezes usando fenômenos naturais – da natureza a qual Ele mesmo criou! Porém, nem dá para saber se algum fenômeno natural de fato ocorreu, ou se teria sigo algo totalmente extraordinário!

O que mais importa é que os Reis Magos tinham origem em povos pagãos, que não faziam parte do povo escolhido (israelitas). Entretanto, tinham certo conhecimento de que nasceria o Messias, e estavam à Sua espera! Eram também homens que dedicavam-se aos estudos acerca da natureza – com o conhecimento de que se dispunha a época, claro.

Os reis magos representam todos nós, que não temos origem no povo judeu! Por vontade de Deus, Ele veio também para nós! Jesus quer levar Sua Boa Nova a todos, não somente àquele povo ao qual Deus vinha instruindo através da Lei e dos profetas; mas a todos nós! O que importa, independente da origem de cada um, é a nossa disponibilidade e abertura à Boa Nova, que é o próprio Cristo no meio de nós! E aqueles homens, apesar de sua origem pagã, buscaram insistentemente o Senhor e, quando O encontraram, O adoraram (vide Mt 2,11, transcrito acima). Assim, como diz São Paulo na Carta aos Efésios, na Liturgia de ontem (Ef 3,2-3.5-6):

Ef 3,6: “(...) os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho.”

Graças a Deus, que, em Seu amor e misericórdia, quis Se manifestar a todos os povos!





1 Conforme as leituras de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário