sábado, 21 de setembro de 2013

A lógica de Deus


Amigos,

Lógica é algo que remete à nossa razão... E, ligada à fé, trata-se de assunto de interesse nosso. A Liturgia do XXIV Domingo do Tempo Comum me fez pensar em escrever algo a respeito; vocês verão o porquê. No Evangelho (Lc 15,1-32), Jesus contou parábolas que nos fazem refletir bastante, pois mostram que Deus tem uma lógica bem diferente da nossa... E por isso devemos dar graças! Pois o Senhor usa de misericórdia conosco, e nós precisamos.

Em uma das parábolas, Jesus diz (Lc 15,4-7): “4 ‘Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5 Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6 e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7 Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão’.”
 

Ilustração da Parábola da Ovelha Perdida1.

Vejam como a lógica de Deus é muito diferente da nossa. Nós costumamos pensar em eficiência, e, sinceramente, se dependesse da nossa lógica humana, pensaríamos: “perdemos uma, mas pelo menos conseguimos salvar noventa e nove!” Mesmo lamentando, desistiríamos da ovelha perdida, e, chegando em casa, ainda diríamos: “Vejam, somos muito eficientes! Nosso rendimento foi de 99 %! Afinal, das cem ovelhas, só perdemos uma...”.

Mas vejam a lógica de Deus: para Ele, essa ideia de 99 % de eficiência não resolve o problema; Ele quer a TODOS, e Se preocupa com CADA UM em particular! O Senhor não se contenta com que 99 % sejam salvos, mas Ele quer a salvação de todos, de 100 % de Seu rebanho! Para Ele, cada um de nós é importante, importantíssimo! Ele sabe que cada um de nós é uma obra Sua que é única, em todos os tempos! Ele nos criou por amor, e para o amor; nos criou para estarmos, ao fim de nossa peregrinação terrena, junto a Ele, em Seu Reino, com vida em abundância e felicidade eterna! Inicialmente não entendemos como alguém pode deixar as noventa e nove ovelhas, momentaneamente, para buscar aquela única que se perdeu... O fato é que aquelas noventa e nove estão a salvo; o pastor da parábola se preocupa com elas também, mas naquele momento, é a que se perdeu que precisa de mais ajuda, e urgentemente.

Que bom saber que o Senhor Se preocupa com todos e com cada um de nós em particular, não é mesmo? E que bom que Sua lógica é muito superior à nossa!

Tudo isso me faz lembrar de um trecho do livro de Isaías (Is 55,8-9):

“Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; 9 mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos.”

(Continua no próximo texto).


1 Baseada no Evangelho de Mateus, porém refere-se à mesma Parábola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário