sábado, 6 de abril de 2013

Morte e Ressurreição de Jesus


Amigos,

Estamos na Oitava da Páscoa, os oito dias que se seguem ao Domingo da Páscoa (incluindo o próprio); tempo propício para refletirmos sobre certas realidades de fé que professamos. Escrevo este texto para ajudar a dissipar eventuais dúvidas daqueles que ainda não conhecem bem a nossa fé, e que possam ter ouvido por aí “explicações” alternativas, que nada tem a ver com nossa fé em Cristo.

No Credo – a nossa Profissão de Fé –, que nós rezamos nas missas Dominicais, podemos destacar a seguinte parte, que se refere a Jesus:

“(...)padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus(...)”

Aqui fica bem claro que Jesus realmente morreu. Se alguém já ouviu dizer algo diferente, de que Jesus não teria morrido de fato... esqueçam. Jesus morreu. Se não acreditássemos em sua morte, não poderíamos crer na sua ressurreição; e Jesus ressuscitou ao terceiro dia. Jesus não ficou desacordado, e depois despertou... não: Jesus morreu e ressuscitou.

No Evangelho da liturgia de hoje, podemos constatar, de maneira muito clara, o testemunho daqueles que o viram ressuscitado, e, por fim, o testemunho dos Apóstolos:

Mc 16,9-15: “9 Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10 Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11 Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12 Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13 Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14 Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15 E disse-lhes: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!’.”

No Evangelho da última terça-feira, nós lemos a descrição do encontro de Maria com Jesus, e constatamos que para ela foi uma surpresa encontrar Jesus ressuscitado:

Jo 20,11-18: “11 Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12 Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Os anjos perguntaram: ‘Mulher, por que choras?’ Ela respondeu: ‘Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram’. 14 Tendo dito isso, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15 Jesus perguntou-lhe: ‘Mulher, por que choras?’ Pensando que era o jardineiro, Maria disse: ‘Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste e eu o irei buscar’. 16 Então Jesus disse: ‘Maria!’ Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabuni’ (que quer dizer mestre). 17 Jesus disse: ‘Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus’. 18 Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’ e contou o que Jesus lhe tinha dito.”

Noli Me Tangere, por Antonio de Correggio, cerca de 1525, Museu do Prado.

Todos os seguidores de Jesus estavam muito tristes, pois viram seu Mestre e Senhor morrer na cruz. Todos estavam de luto, chorando. Vejam como Maria Madalena estava chorando do lado de fora do túmulo de Jesus! Ela sabia de sua morte; os Apóstolos também estavam chorando a morte de Jesus, quando ela foi dar-lhes a boa notícia. Vejam que, quando Jesus se dirigiu a Maria Madalena, ela achou que se tratava do jardineiro... estava certa da morte de Jesus! Mas quando Ele a chamou pelo nome, ela teve a certeza de que era o Senhor! Vejam que, para ela, foi uma grande surpresa! Seu testemunho é sincero e verdadeiro! É o testemunho de quem fora ao túmulo de Jesus, levando perfumes para seu corpo, conforme o costume da época; chorando, esperando vê-Lo morto... e foi surpreendida com a ressurreição de Jesus!

O testemunho dos primeiros discípulos de Jesus chega hoje até nós, conforme a missão que Ele mesmo lhes dera: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!”. E eles o fizeram, e seu testemunho chegou a nós! E nós temos plena certeza, porque é digno de toda confiança Aquele que apareceu vivo e ressuscitado aos discípulos e Apóstolos!

Isso nos impele também a testemunhar, com palavras e com nossa vida, Cristo ressuscitado, a todos os que nos cercam! Digamos, assim como Maria Madalena, com palavras e com nosso testemunho de vida: “Eu vi o Senhor!”.

Para complementar, transcrevo aqui um trecho da Sequência que cantamos (ou rezamos) no Domingo de Páscoa:

“3. O rei da vida, cativo,
      é morto, mas reina vivo!
      Responde pois, ó Maria;
      no caminho o que havia?
 
 
 4.  ‘Vi Cristo ressuscitado,
       o túmulo abandonado.
       Os anjos da cor do sol,
       dobrado ao chão o lençol...’.”
 

Até a próxima! Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário