sábado, 23 de março de 2013

Milagres (2)


Amigos,


Lendo o Evangelho de hoje (Jo 11,45-56), uma das partes que me chamou a atenção foi: “(...) 45 muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46 Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47 Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o conselho e disseram: ‘O que faremos? Esse homem realiza muitos sinais. 48 Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação’.”

Consultando a Bíblia, vemos que o trecho anterior a essa narrativa é justamente sobre a ressurreição de Lázaro (Jo 11,38-44); como sabemos, Jesus ressuscitou Lázaro, irmão de Marta e Maria. Lendo mais atentamente a narrativa do Evangelho de hoje, percebemos que os sumos sacerdotes e os fariseus deixam claro que Jesus realizava muitos sinais; vejamos que eles afirmam isso claramente, não deixam dúvida! Lembremos que esses agiam, de fato, como inimigos de Jesus, pois se incomodavam com tudo o que o Senhor realizava; Jesus não só pregava, mas sua pregação também era acompanhada de milagres e sinais: Jesus curava pessoas de todos os tipos de doenças, expulsava demônios, ressuscitava mortos...
Ressurreição de Lázaro, obra do século VI.
Notemos que, esses que se incomodavam com Jesus, não tentaram desmentir os milagres por Ele realizados... Eles sabiam que Jesus REALMENTE realizava milagres! E disseram isso claramente (“Esse homem realiza muitos sinais”). Eles começaram a planejar a morte de Jesus, justamente porque, se O deixassem continuar a agir, todos do povo, vendo os sinais que Ele realizava, acreditariam n’Ele. Entendem onde quero chegar? Aqueles homens, mesmo sendo os piores inimigos de Jesus, tramando sua morte, não duvidavam de Seus milagres. Pelo contrário, eles sabiam que os milagres e sinais que Jesus realizava eram reais! O que queriam era justamente impedir que Jesus continuasse a realiza-los!
Amigos, aqueles que se fizeram inimigos de Jesus, testemunharam CLARAMENTE os milagres e sinais que Jesus realizava (como a ressurreição de Lázaro – objeto da discussão deles, nessa passagem do Evangelho). Logo, se seus piores inimigos testemunharam – ainda que involuntariamente, pois sabemos que o que eles menos queriam era promover o que Jesus realizava – a veracidade das ações extraordinárias de Jesus, quem hoje se atreve a duvidar...? Só mesmo uma enorme cegueira leva alguém a não aceitar que Deus possa agir de forma milagrosa e extraordinária, nega o que é transcendente, como os milagres.
Isso põe por “água abaixo” todos os falsos argumentos de ideologias de fundo ateísta, como o marxismo – e sua vertente infiltrada na Igreja, a teologia da libertação de cunho marxista –, que negam o que é transcendente, e ficam apenas com a realidade imanente. Isso é próprio de sua ideologia: tudo tem que ser realizado aqui e agora – como se a justiça Divina e a vida eterna não existissem –, “fazendo justiça” à sua maneira, através de luta de classes e revoltas.
Amigos, os piores inimigos de Jesus, à época, acabaram testemunhando a favor de Suas ações extraordinárias... Esqueçamos conversas sem sentido que tentam negá-las. A razão já nos mostra isso; mais ainda, a fé nos leva a seguir adiante, passando ao largo de ideologias infundadas.

Boa reflexão!


Obs.: Relendo o texto, resolvi dirimir qualquer dúvida quanto às afirmações sobre os “inimigos de Jesus”. Obviamente, Jesus jamais quis ter inimigos: Jesus é Deus (verdadeiro Deus e verdadeiro homem), e se Encarnou a fim de trazer a salvação à humanidade. Porém, muitos se colocaram em uma posição de inimizade com Jesus, quando O rejeitaram a tal ponto de tramarem Sua morte... A inimizade partia destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário