quarta-feira, 11 de julho de 2012

Colaboração brasileira com o CERN

Caros,

No cabeçalho deste blog eu digo que os textos publicados, em princípio, não seriam somente sobre ciência ou somente sobre fé, mas sobre o diálogo entre ambos. Mas neste texto, o comentário é mais pelo lado da ciência e tecnologia, pois trata-se de notícias que não têm, em sua fonte, nenhuma relação com a fé. Qualquer comentário relativo à fé é totalmente de minha responsabilidade, sem atribuí-los às pessoas ou instituições citadas a seguir.

Trata-se de notícias veiculadas nas páginas da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da COPPE/UFRJ. É motivo de muita alegria e satisfação ter um professor orientador participando de todo este contexto das experiências realizadas no CERN! Apesar de meu trabalho não estar relacionado a estas pesquisas, o orientador é um dos coordenadores da cooperação entre a COPPE/UFRJ e o CERN: prof. José Manoel de Seixas. E é uma alegria ver estes resultados, os frutos do trabalho de 24 anos de cooperação entre ambas as instituições!

Segue o link da página da notícia na ABC, que por sua vez tem um link para a página da notícia na COPPE/UFRJ. Acho importante divulgar que o Brasil tem essa “massa crítica”, capaz de desenvolver trabalhos na fronteira do conhecimento - e portanto, no desbravamento dos mistérios da natureza. Interessante também divulgar que há um circuito eletrônico em operação no CERN, desenvolvido por conterrâneos nossos.

(Reprodução de imagem da página da ABC)

Segue também o link para uma notícia veiculada em um canal de TV, com o prof. Seixas; segue também o link do vídeo. Só tem um problema com esse link: se clicar no play do vídeo, aparece uma mensagem dizendo que não foi encontrado. Para vê-lo, vá ao link à direita da tela do vídeo, onde está escrito “Realizar Download do Arquivo de Vídeo”, e abre uma janela perguntando se quer abrir ou salvar; ambos podem ser realizados. Aproveito também para disponibilizar um outro link, de 2010.

Um universo de tantos cientistas e engenheiros trabalhando nessa cooperação... lembrando do trecho do documento da Igreja “Gaudium et Spes” já veiculado em outros textos deste blog, posso dizer que1: “...Aquele que tenta perscrutar com humildade e perseverança os segredos das coisas, ainda que disto não tome consciência, é como que conduzido pela mão de Deus, que sustenta todas as coisas, fazendo que elas sejam o que são.”
 
1 Comentário de responsabilidade do autor do blog.

Obs.: Há outros pesquisadores brasileiros colaborando com o CERN, porém este texto destaca o grupo da UFRJ, em particular, da COPPE. Os meios de comunicação têm veiculado notícias sobre estas colaborações, de modo que os leitores podem navegar pela internet e tomar conhecimento sobre estes outros grupos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário