sábado, 3 de novembro de 2012

Medicina e Fé


Amigos,

No texto anterior do blog, eu comentei sobre uma passagem do Antigo Testamento que cita os médicos e a medicina. Bem, resolvi transcrever o texto Bíblico, e tecer alguns comentários. A passagem encontra-se no livro do Eclesiástico:

Eclo 38,1-15: “1 Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. 2 (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei: 3 a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. 4 O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. 5 Uma espécie de madeira não adoçou o amargor da água? Essa virtude chegou ao conhecimento dos homens. 6 O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; 7 e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará, 8 até que a paz divina se estenda sobre a face da terra. 9 Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. 10 Afasta-te dos pecados, reergue as mãos e purifica teu coração de todo pecado. 11 Oferece um incenso suave e uma lembrança de flor de farinha; faze a oblação e uma vítima gorda. 12 Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária. 13 Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. 14 E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. 15 Aquele que peca na presença daquele que o fez, cairá nas mãos do médico.”

Vejam amigos, como é importante e necessário a todos nós, a ajuda adequada que o Senhor nos proporciona através dos médicos e da medicina; daqueles que o Senhor chamou para cuidar de nossa saúde.

Pois, além das vocações (=chamados) de estado de vida (sacerdócio, vida religiosa, matrimônio), há também as vocações profissionais. Como é importante cada um seguir aquela vocação que o próprio Senhor faz despertar no íntimo de cada um! Quando a pessoa assim responde, dedica-se à sua vocação (ou profissão) com afinco, e a exerce com amor, dando muitos frutos bons!

Bem, isso salta aos olhos quando se trata de profissionais da área da saúde, que exercem a tão nobre atividade de zelar pela saúde e pela vida dos outros. É também uma doação. Logo, já que é o próprio Senhor quem os chama e os capacita, saibamos aproveitar desse cuidado que o Senhor nos proporciona, através desses mesmos profissionais. Vejam que a passagem bíblica transcrita acima alerta severamente para isso: não devemos descuidar de nossa saúde, e devemos sim recorrer aos médicos e à medicina para mantê-la ou recuperá-la!

Fiz questão de comentar sobre isso, porque às vezes ouvimos algumas pessoas, desinformadas, comentando que já não precisam mais de médico ou de remédios, por que Deus as cura; que deixaram de tomar seus remédios por conta própria, ou de tomar outros cuidados prescritos pelos médicos, porque dirigiram preces a Deus, e Ele vai curá-las. Como se isso fosse sinal de confiança em Deus... Vejam que, na verdade, trata-se de um erro, pois foi o Senhor mesmo quem deu-nos os médicos e os remédios, para que nós sejamos curados!

Lembrando do texto anterior, onde, conforme a própria Igreja mostra por seu próprio procedimento, fica claro que a ação extraordinária de Deus através dos milagres não é tão frequente assim, devemos recorrer sempre aos médicos e à medicina. Em geral, a cura proporcionada por Deus ocorre de forma natural, através dos médicos que Ele mesmo chamou, para cuidar de nós, e para desenvolverem os remédios necessários à nossa cura. Se Deus quiser curar de forma extraordinária, que bom! Mas nós não temos como prever se e quando isso ocorrerá; muito menos de “exigir” que Deus vá nos curar de forma extraordinária... Seria uma insensatez de nossa parte. Isso é uma iniciativa do próprio Deus, se vai nos curar de forma natural ou extraordinária. A nós, cabe seguir Sua orientação, já presente no Antigo Testamento, de buscarmos o auxílio dos médicos e da medicina; de toda forma, é pela graça de Deus que seremos curados, ainda que pelas mãos dos médicos...

Espero ter ajudado. Até a próxima, com a graça de Deus!

(Modificado em 12/02/2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário