Amigos,
Como vimos nos noticiários, a sonda Curiosity chegou ontem, dia 06/08, a Marte, e aterrissou com sucesso! Essa era uma grande expectativa, porque se algo desse errado... os planos da NASA poderiam ter terminado logo no início da missão. Quem tem acompanhado as notícias sobre o assunto, sabe que esta é uma missão que pretende descobrir sinais de vida no “planeta vermelho”.
Mas não esperemos encontrar marcianos verdes, ou
outras figuras extraterrestres típicas, como mostradas por filmes de ficção
científica... Quando falamos de vida, podemos nos referir a formas mais
primitivas de vida, como microrganismos. A sonda é um sofisticado laboratório, que pretende buscar “sinais” – como a existência de elementos orgânicos – que indiquem a possibilidade de vida no planeta.
O que eu gostaria de destacar neste texto, é a questão da possibilidade de vida fora da Terra, em relação à fé. Ontem saiu uma notícia (em inglês) – cujo áudio também está disponível no link – de uma declaração do Pe. José Gabriel Funes, SJ, Diretor do Observatório do Vaticano, parabenizando o sucesso da missão! Comentou ainda sobre as questões entre fé e vida extraterrestre. Perguntado se os católicos, ou pessoas de outras crenças, teriam algo a temer sobre a possível descoberta da existência de vida extraterrestre, ou sobre exploração espacial em geral, ele respondeu que não, que nós não tememos a ciência, nem novos resultados ou descobertas; comentou também que a Igreja é comprometida com a pesquisa científica – razão pela qual mantém um observatório astronômico.
Seguem alguns links com conteúdo mais relacionado à sonda Curiosity, seja a missão, a sonda em si ou seu bem-sucedido pouso em Marte: um comentário em jornal de um astrônomo do Planetário do Rio de Janeiro; notícias revistas de divulgação científica, aqui, aqui e ainda aqui; e a página na NASA sobre a sonda Curiosity, com imagens coletadas após a aterrisagem, entre outras imagens (incluindo a alegria da equipe pelo sucesso da aterrisagem).
Quanto às questões entre a possibilidade de existência de vida extraterrestre e fé, segue um link interessante, com declarações do Pe. José Funes, SJ: uma matéria na página da Editora Cléofas, de Felipe Aquino, por ocasião do Workshop “The Evolving Universe”, ocorrido na Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro – PUC-RJ, em 2009. Creio que este último texto seja bem esclarecedor quanto às questões ligadas ao assunto entre a possibilidade de vida alienígena e fé! Começa com um breve resumo sobre os dois chamados do Pe. Funes, SJ, ou seja, a vocação para a ciência e para o sacerdócio, e continua com suas explicações acerca do diálogo entre ciência e fé, sobre a teoria do Big Bang, sobre a teoria da Evolução, e sobre a possibilidade de vida extreterrestre – tema principal deste último texto do blog. Nesse caso, ele comenta que ainda não se tem nenhuma prova da existência de vida alienígena, mas que isso não teria conflitos com fé. Bem, melhor vocês mesmos conferirem em seu texto.
Pretendo depois colocar mais informações sobre este tema, que tem nome na ciência: astrobiologia! Aguardemos.
Espero ter ajudado, mais uma vez!
Até o próximo texto, com a graça de Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário