Caros leitores,
É com imensa alegria que compartilhamos esta notícia neste blogue! Vejamos o caso. Trata-se de um religioso da ordem Franciscana, professor de ciências (matemática e física). O Irmão Peter Tabichi atua em uma região pobre do Quênia, carente sob diversas aspectos, inclusive carente de condições adequadas ao ensino.
O religioso promove o ensino de ciências como forma de dar oportunidades às crianças carentes daquela região. Iniciativas como um "clube de fomento a talentos" e um "clube de ciências", na escola onde atua, levaram seus alunos a elaborarem projetos de pesquisa, sendo que 60 % destes foram considerados aptos a participar de competições nacionais, junto a outros alunos das melhores escolas do país.
A premiação, Global Teacher Prize, é promovida pela Fundação Varkley. O prêmio de um milhão de dólares será revertido à sociedade, conforme relata o religioso; lembremos que religiosos fazem votos de pobreza (além dos votos de obediência e castidade), logo, colocam tudo o que recebem à disposição de sua comunidade, não retendo para si nenhum bem privado.
Seus alunos estão atualmente se preparando para participarem da Feira Internacional de Ciência e Engenharia INTEL 2019.
Conforme uma declaração do religioso à BBC: "Os jovens da África já não serão mais barrados pela falta de
expectativas, a África produzirá cientistas, engenheiros, empresários
cujos nomes serão um dia famosos em todos os cantos do mundo. E os
jovens serão uma parte importante desta história".
Segue um vídeo sobre o Ir. Peter Tabichi , do canal Global Teacher Prize 2019 Top 10 Finalist:
Um religioso, dos dias atuais, com atuação relacionada a ciência, e que promove divulgação e ensino a crianças de regiões carentes.
Até a próxima postagem, se Deus quiser!
Nenhum comentário:
Postar um comentário