Amigos,
Há pouco tempo, escrevi um texto sobre uma notícia a respeito do bóson de Higgs, a qual trazia uma entrevista com o Pe. Gabriele Gionti, SJ, cientista do Observatório do Vaticano.
Agora escrevo sobre uma outra notícia semelhante, a qual mostra que a Igreja tem acompanhado a descoberta “com entusiasmo”, e comenta que a ciência não é uma ameaça para a fé.
A última afirmação é algo bem apreendido por nós, que nos interessamos pelo diálogo entre ciência/razão e fé. A leitura da Carta Encíclica Fides et Ratio deixa isto bem claro, ao comentar que fé e razão são campos distintos do conhecimento, que não se anulam mutuamente. De fato, cada uma tem sua esfera de ação.
Como é bom ver estas notícias da Igreja publicadas! Como é importante que sejam difundidas pelos meios de comunicação, essas verdades a respeito da relação entre a Igreja e a ciência, e de modo mais geral, entre a fé e a fazão. Para nós, isto pode ser algo bem claro; mas para muitos, infelizmente ainda não é. Como é bom lançar uma luz sobre estas dúvidas de tantas pessoas; ainda mais considerando que em nossa formação no ensino fundamental e médio, nada disso costuma ser muito esclarecido...
Quem faz a declaração nesta última notícia (que na verdade, foi a primeira publicada, vide as datas de publicação), é o Pe. José Tolentino Mendonça, consultor do Pontifício Conselho para a Cultura. Em breve pretendo escrever outro texto falando sobre notícias interessantes em relação a este Pontifíco Conselho. Queiram aguardar.
Até breve, espero.
(Modificado em 16/07/2017).
(Modificado em 16/07/2017).
Nenhum comentário:
Postar um comentário