terça-feira, 15 de novembro de 2016

Acessos e participação

Olá, caros leitores do Blog!

No final de outubro deste ano, alguém fez uma pergunta na postagem "Teoria Heliocêntrica x teoria Geocêntrica", que eu havia publicado em setembro de 2012; à qual respondi.

Em seguida, observei a quantidade elevada de acessos a esta publicação: agora está em 2244! Preciso verificar, mas acho que é o texto com maior número de acessos! Fiquei impressionado e feliz, obviamente! Graças a Deus por tantas pessoas curiosas, interessadas pelo tema! Provavelmente se deve ao fato de ser assunto envolvido em polêmicas, nas escolas; estamos aqui para ajudar a esclarecer estes pontos, e levar a informação correta a todos os interessados! Nisto, vocês podem ajudar, compartilhando os textos.

Bem, até o próximo texto! Aproveite que despertou a curiosidade por um ou outro tema, e navegue pelo Blog!

domingo, 9 de outubro de 2016

Ideologia de Gênero (2)

Complementando a informação anterior, tratemos agora sobre os grandes capitalistas e seu objetivo de controle de natalidade. É sabido que o controle de natalidade é um grande objetivo por parte de poderosos no mundo: países desenvolvidos e, em particular, grandes grupos capitalistas. Quando digo, “todos sabemos”, quero mencionar o “Relatório Kissinger”, de 1974.

Aqui cabe mencionar a tentativa de promover contracepção e aborto nos países subdesenvolvidos, ou em desenvolvimento. Um sociólogo (Kingsley Davis), e Adrienne Germain, com papéis importantes nesta questão do controle de natalidade, perceberam que tal estratégia também não funcionava, de fato. O que notaram foi que as mulheres, inevitavelmente, trazem em seu íntimo o desejo de serem mães. Raciocinemos: há algo de errado nisso? Não é o mais natural, o sonho da maternidade nas mulheres? Para nós, sim, é algo muito natural. Para eles, entretanto, é um grande empecilho à implantação do controle de natalidade via promoção de métodos contraceptivos e de aborto. Eles perceberam que as mulheres adotavam contraceptivos durante algum tempo; porém, mais cedo ou mais tarde, realizavam seu sonho de serem mães: paravam com o uso dos contraceptivos, e engravidavam.

Conclusão “lógica” destes servos do mal: era preciso destruir, no íntimo das pessoas, a noção e a tendência a querer constituir família; em particular, era preciso destruir, no íntimo das mulheres, o sonho da maternidade...

Agora, juntemos as partes. Para os ideólogos marxistas, família, sexualidade natural, maternidade, constituem verdadeiros “horrores” (sic), pois impedem a implantação de sua ideologia. Para o lado capitalista selvagem, família, sexualidade natural, maternidade, constituem obstáculos à implantação do controle de natalidade, especialmente em países mais pobres. Pressentem onde quero chegar...? Pois é isso mesmo: ambos os lados se uniram em seus sórdidos objetivos, ajudando-se mutuamente! Por isso, hoje, vemos investimento pesado de grandes capitalistas, fomentando ideologias de cunho marxista. Como disse um padre conhecido, a este respeito: “Herodes e Pilatos ficaram amigos”. A exemplo do que ocorreu há cerca de dois mil anos, para a crucificação de Cristo, hoje, marxistas e grandes fundações (Rockefeller, MacArthur, Ford, Bill & Melinda Gates) estão unidos na tentativa de destruição da família, da sexualidade natural, da maternidade... No passado, os dois personagens Bíblicos uniram-se para tentar destruir o próprio Cristo; hoje, os discípulos daqueles personagens (Herodes e Pilatos) continuam se unindo para tentar destruir a obra de Deus...

Pergunto novamente, agora à luz desta nova informação: compreendem a gravidade da coisa...?

Pensem bastante a respeito de tudo o que foi exposto, e de todos os males que temos visto assolar nossos costumes!

(Corrigido em 28/07/2017).
(Modificado em 16/02/2019).



Ideologia de Gênero

Ideologia de gênero é algo muito nocivo a toda a sociedade. Trata-se de extrema irresponsabilidade. Disfarçada de suposta conscientização contra o preconceito a pessoas com tendência homossexual, na verdade consiste em uma verdadeira guerra contra a família e a sexualidade naturais.

Para entender melhor do que se trata, temos que ter em mente algumas premissas. Primeiro: o marxismo tem, como uma das causas fundamentais que defende, a luta de classes. Para os adeptos de tal ideologia, a existência de diferentes classes na sociedade é algo abominável. E aqui não falo somente de classes sócio-econômicas: toda e qualquer forma de organização na sociedade o que envolve a distinção de diferentes classes , causam verdadeiro horror a essa gente. No início do Século XX, esses ideólogos promoveram uma luta de classes entre empregados e seus patrões; fiasco: os empregados uniram-se a seus respectivos patrões, em sinal de lealdade àqueles que proviam seu sustento, e lutaram entre eles mesmos (os empregados)...

Sobre a luta de classes, os ideólogos marxistas não admitem a existência de patrões e empregados: aos primeiros, denominam “opressores”; aos segundos, “oprimidos”. Gostaria que explicassem como pode haver empreendimentos que geram bens e oportunidades de trabalho, sem a existência de empresas, com patrões e empregados... Sejamos claros: os regimes socialistas e comunistas, derivados da ideologia marxista, tratam-se de capitalismo de um patrão só: o Estado; ditatorial, extremamente opressor e assassino, onde quer que tenha sido implantado.

A luta de classes se repete também em relação a outros aspectos presentes na sociedade. Por exemplo, no ensino: na mente doentia dessa gente, professor é igual a opressor e, aluno, oprimido. Nas famílias, para eles, marido é opressor, e mulher e filhos são oprimidos. Aqui entendemos mais duas aberrações perpetradas por marxistas: a perversão do ensino (vide o comunista, pseudo-educador, Paulo Freire), e a tentativa de destruir a família e a sexualidade naturais.

O problema com a família e a sexualidade merece especial atenção, pois, em dado momento, eles perceberam que não adiantava tentar impor sua ideologia ao mundo à força, através de golpes de estado, pois as pessoas traziam arraigadas, em seu íntimo, as noções de sexualidade, família e maternidade. Para eles, enquanto isso perdurar, não conseguirão implantar sua maldita ideologia mundo afora. Que adianta – dizem eles – tentar promover luta de classes entre patrões e empregados (por exemplo), se a primeira, mais básica e maior “luta de classes” (sic) está arraigada na família, e no íntimo de cada pessoa?

Logo, um dos principais objetivos desses ideólogos é destruir a família e a noção de sexualidade natural; e isto constitui, propriamente, a IDEOLOGIA DE GÊNERO! Compreendem, agora, a gravidade da coisa? Compreendem agora, que o que eles propagam nada tem a ver com defender homossexuais de preconceitos? Na verdade, eles estão pouco se importando com os homossexuais; que são, para eles, massa de manobra para a implantação de sua ideologia.

Para ser mais claro, ideologia de gênero nem defende exatamente a “livre” prática da homossexualidade – o que já seria lamentável. O que eles pregam é que a sexualidade seria uma espécie de “construção social”, e não algo natural, intrínseco ao ser humano; querem fazer crer que a sexualidade não está relacionada ao biológico, ao sexo com que cada um nasce. Defendem que cada um pode escolher ser o que quiser, independente de seu sexo: cada um poderia escolher “ser” homem, ou mulher (obviamente, não há esta escolha!); ou ora homem ora mulher, conforme a vontade do momento; ou um misto dos dois; ou poderia se identificar com qualquer outra coisa, inclusive com animais. Não estou exagerando. Em 2015, houve um evento organizado por essa gente em uma universidade pública no Brasil, onde foi possível ver verdadeiros shows de horrores e aberrações: pessoas semi-nuas andando de quatro, fantasiadas de metade humano, metade animal; entre outras coisas grotescas. Pergunto novamente: percebem agora a gravidade da coisa...?

Bem, vou ficando por aqui. Volto mais tarde para complementar o raciocínio. Falta a segunda premissa: falar sobre grandes capitalistas e seu objetivo de controle de natalidade; e sua união com os marxistas...


Aguardem, que vem mais “bomba”!

Leituras sugeridas, no Blog:

e os subsequentes desta série.

(Corrigido em 28/07/2017).
(Modificado em 15/02/2019).

sábado, 8 de outubro de 2016

Acessos!

Olá seguidores do Blog!

Nesta última semana, resolvi compartilhar novamente uns textos importantes do Blog, para isto, gravando novos vídeos como breves introduções aos assuntos tratados, e para divulgar os textos. Foi uma divulgação pela Semana da Vida, e outra pela data da mudança do calendário do Juliano para o Gregoriano. Notei que tem sido bastante acessado, sendo que somente ontem, foram mais de 120 acessos! Maravilha! Vez por outra noto uma quantidade tal de acessos em um único dia. Graças sejam dadas a Deus! E tomara que estes assuntos sejam mesmo propagados pela internet, a todos os cantos do mundo!

Até a próxima postagem!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Calendário Gregoriano e Pe. Clavius, SJ

Caros leitores do Blog!

No dia 04 de outubro de 1582, houve a mudança no calendário, do Juliano para o Gregoriano; mudança esta que teve a participação do Pe. Clavius, SJ, que também era matemático! Sabiam disso? Pois então: convido vocês a assistirem ao vídeo:



Coloquei também links para duas postagens antigas do Blog, sobre o assunto:



Boa leitura! Até a próxima, se Deus quiser!

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Semana da Vida

Caros seguidores do Blog,

Estamos na Semana da Vida, por isso resolvi gravar este vídeo, para divulgar alguns textos que falam sobre vida, família e temas correlatos. Sabemos que tem havido muito ataque à vida e à família, por isso precisamos ficar atentos, a auxiliar na defesa de ambas.


Alguns textos relacionados, no Blog:



- Fertilização artificial: Desprezo pela Vida Humana,

Inviolabilidade da Vida Humana (série de três textos),

- Ideologia de Gênero (série de três postagens).

Vocês podem também procurar por marcadores como "Bioética" ou "Família", por exemplo.

Boa leitura! Peço que ajudem a divulgar também.

Até a próxima!

PS: Atualizado em 06/10/2017, com a citação das postagens sobre ideologia de gênero, cujas datas são posteriores à data de postagem original do presente texto.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Aniversário do Blog (4)

Caros leitores,

Partilho com vocês a grande alegria pelo aniversário de cinco anos do Blog, completados no dia 19 de agosto, último! São cinco anos usando esta plataforma, sem contar o tempo em que eu escrevia o outro blog, antes deste!

Ano passado, não escrevi mensagem comemorando, porque estava me recuperando ainda da defesa da tese... Este ano, envolvido com "mil" outras obrigações, fora o período conturbado pelo que temos passado nas últimas semanas, acabei atrasando esta mensagem.

Mas antes atrasado, a passar em branco. Graças a Deus por ter me sentido movido a escrever sobre as relações entre ciência e fé, e a disseminar os textos, escrevendo em um blog. Que Deus continue nos abençoando, e que possamos, cada um de nós, ter sede pela busca da verdade, e que possamos ser seus mensageiros!

Aproveite o feriado também para "navegar" pelo blog... Boa leitura!

sábado, 30 de julho de 2016

Acessos e divulgação!

Caros,

Verificando o Blog hoje, vi que houve 135 acessos somente neste dia! Já não é a primeira vez noto uma quantidade maior de acessos concentrada assim, num único dia! É grande a alegria de ver as mensagens deste Blog divulgadas pelo mundo afora! Graças sejam dadas a Deus, e que o diálogo entre ciência e fé seja cada vez mais conhecido, e assim possa ser despertada a fé de tantas pessoas, que tomam contato com estes assuntos e percebem a riqueza da fé, da Igreja; e que isto tudo possa contribuir para que as maravilhas de Deus sejam conhecidas por toda a Terra!

Divulguem, comentem, compartilhem!

Até a próxima!

sábado, 4 de junho de 2016

Acesso ao blog!

Olá caros leitores!

Observei que o blog teve uma quantidade maior de acessos em um dia, em relação ao acesso médio, durante esses anos: foram 122 acessos só ontem!

Fiquei surpreendido, e ao mesmo tempo feliz pelas estatísticas.

Os temas tratados no blog precisam ser mesmo disseminados, dado a riqueza deste diálogo, entre ciência e fé, e também para desfazer preconceitos.

Boa leitura, aproveito para pedir a ajuda de vocês para a divulgação do blog.

Até o próximo texto!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

A razão "endeusada" e ideologias nocivas à sociedade

Caros,

Publico mais um vídeo no Blog, onde comento sobre o uso inadequado da razão, em detrimento da fé, e sobre ideologias extremamente nocivas à sociedade. O Século XX foi infestado por elas. Na verdade, estes problemas remontam a mais tempo; porém, no Século passado, vimos as consequências terríveis de regimes políticos totalitários, que têm origem em "filosofias" ateístas.

Segue o vídeo:


Alguns textos relacionados, no Blog:

"Ateísmo, racionalismo, socialismo e comunismo", e os subsequentes desta série;

"Doutrinação", e os outros textos desta série.

Boa leitura! Até a próxima!



segunda-feira, 2 de maio de 2016

Fé e Razão - vídeo (continuação)

Caros,

Segue mais um vídeo no Blog "Ciência e Fé", continuando a reflexão iniciada na publicação anterior. Neste, comento mais especificamente sobre o "fideísmo" e o "racionalismo".

Convido vocês a assistirem; e também a comentarem, compartilharem.

Até a próxima publicação!

Segue o vídeo:


domingo, 24 de abril de 2016

Divulgação do Blog e o tema "Fé e Razão"

Caríssimos!

Acabo de publicar novo vídeo para divulgação do Blog no canal associado do youtube!

Além de comentar, de modo geral, sobre o Blog e o diálogo entre “Ciência e Fé”, toco também no tema do diálogo entre “Fé e Razão”, citando a “Carta Encíclica Fides et Ratio”, de São João Paulo II, que norteia o entendimento a respeito deste tema.

Cito um texto antigo do Blog, onde divulguei esta Carta Encíclica, tempos atrás:


Até a próxima!

Segue o vídeo:




quinta-feira, 21 de abril de 2016

500 curtidas na página do blog!

Caríssimos!

A página que criei há alguns anos no facebook, para ajudar a divulgar o Blog "Ciência e Fé", atingiu a marca de 500 curtidas! Comemorei quando passou de 400, ano passado, agora comemoremos mais!

Como eu tinha dito no texto anterior, quando estávamos com 499 curtidas..., mais que números, simplesmente, é sempre uma grande alegria poder divulgar assuntos relacionados ao tema deste Blog! E cada um de vocês é importante para ajudar nesta divulgação: podem indicar a amigos, compartilhar em suas redes sociais, comentar; enfim, estarão ajudando a disseminar um assunto tão rico, e tão pouco explorado e comentado nos meios mais usuais.

Até o próximo texto, com a graça de Deus!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Quase atingindo nova marca de curtidas!

Olá!

Reparei que a página do blog no facebook está com 499 curtidas! Falta apenas uma para a importante marca de 500! Será que ainda hoje atinge a marca? Que tal ajudarem para isso? Vocês que curtem e seguem as mensagens do blog, devem ter amigos que partilham do mesmo interesse. Que tal indicarem a mais alguém?

Mais que apenas números, o objetivo é divulgar sempre mais este importante diálogo, que certamente ajuda a desfazer muito do mal entendido que há por aí sobre as relações entre ciência e fé!

Até o próximo texto!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Anúncio da detecção das ondas gravitacionais (2)

Amigos,

Continuando a notícia, agora pretendo comentar sobre o fenômeno em si, e tentarei disponibilizar links para vídeos ou notícias de meios de divulgação científicos.

De forma simplificada, a Teoria da Relatividade Geral de Einstein descreve o fenômeno da gravitação como uma distorção no “tecido” do espaço-tempo. Aqui as três dimensões espaciais são combinadas com a de tempo, formando um espaço de quatro dimensões. Einstein descreve a atração gravitacional entre corpos na forma destas curvaturas. O texto do Blog: “Teorias e realidade” explica este conceito, de modo que sugiro ao leitor uma consulta; as figuras o ilustram bem. O texto que é continuação deste último citado, comenta sobre um efeito que é consequência da curvatura do espaço-tempo: as lentes gravitacionais.

O fato é que a Teoria da Relatividade prevê também a existência de ondas gravitacionais, resultantes de corpos interagindo, o que perturbaria o tecido do espaço-tempo – de forma análoga à perturbação criada na superfície de um lago de águas paradas, ao atirar-se um objeto em sua superfície. As ondas gravitacionais propagam-se pelo espaço – ou melhor, pelo espaço-tempo –, à velocidade da luz. O problema é que a força gravitacional é relativamente bem mais fraca que as outras forças da natureza, de modo que as perturbações são muito difíceis de serem percebidas.

Os resultados divulgados hoje correspondem a ondas gravitacionais emitidas durante uma colisão entre dois buracos negros situados a cerca de 1,3 bilhões de anos-luz – ou seja: o fenômeno ocorreu há cerca de 1,3 bilhões de anos, tendo sido detectado na Terra agora. Buracos negros, eles mesmos, são entidades misteriosas, resultantes do colapso (morte) de estrelas muito massivas; neles, o campo gravitacional é tão forte e concentrado que nem a luz consegue escapar. Ou seja: enquanto corpos massivos tendem a curvar o espaço-tempo em seu entorno, de modo que a luz seja percebida como desviando-se em torno do objeto em questão, ao percorrer esta curvatura; nos buracos negros, a curvatura é extrema, e a luz (e também matéria) simplesmente precipitam nele, sem retorno: é como se houvesse uma ruptura, uma descontinuidade do espaço-tempo. O texto do Blog: “Universo em expansão...” trata sobre este assunto.

Imaginem agora, dois monstros destes atraindo-se mutuamente, até se chocarem... Foi o que ocorreu. Antes do choque, seu movimento de rotação provocava distorções no espaço-tempo na forma de espirais giratórias. Após o choque, resultou apenas um buraco negro, com massa menor que a soma das massas dos anteriores; a diferença fora convertida em energia (descrito pela famosa equação E = mc2), e irradiada na forma de pulsos de ondas gravitacionais, que finalmente atingiram nosso planeta (em setembro de 2015). Neste link (em inglês), o primeiro vídeo ilustra o fenômeno. Notem que o pulso, como distorce todo o espaço-tempo por onde passa, distorce também os corpos por ele atingidos; o vídeo mostra, de forma (muito) exagerada, a distorção causada em nosso planeta, que, porém nos é imperceptível; mas não aos equipamentos que os detectaram.

Os sinais foram detectados por aparatos que usam laser, e são capazes de detectar ínfimos desvios nas posições de seus espelhos. Para se ter uma ideia de quão pequeno é este tipo de sinal, seria cerca de 10.000 vezes menor que o diâmetro de um próton! (conforme o link de notícias do MIT, uma das instituições que participaram do projeto, juntamente com o Caltech). Interessante como também os sinais foram convertidos em áudio, podendo ser “ouvidos” (no primeiro vídeo do link)!

Bem, acho que vou ficando por aqui. Qualquer outra informação que eu descubra, ou vídeo que encontre que sirva para ilustrar melhor o ocorrido, publico em outro texto.

Até!

PS: Contemplando a beleza da criação, louvamos o Criador!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ondas gravitacionais - texto atual

Caros,

Estou notando uma quantidade grande de acessos a um texto do Blog de 2014, quando havia sido anunciada uma suposta detecção das ondas gravitacionais. A dica é: acessem o texto de 2016, que acabei de publicar, este é o que se refere ao anúncio de hoje, ok?

Boa leitura!

Anúncio da detecção das ondas gravitacionais (agora sim, finalmente!)

Caros,

Hoje foi divulgada, finalmente, uma notícia comprovando a descoberta das ondas gravitacionais, previstas por Einstein em sua Teoria da Relatividade Geral, há um século! Assim como na época da descoberta do Bóson de Higgs (que rendeu, aqui, certo número de textos), este Blog não poderia ficar de fora desta novidade!

Trata-se de uma grande descoberta, um importante momento científico. Einstein previra que corpos massivos curvam o “tecido” do espaço-tempo; e isto foi comprovado em uma expedição no Brasil, em 1919. Agora, outra previsão da teoria – a existência de ondas gravitacionais –, foi comprovada também. É um modo pelo qual a ciência funciona: teóricos de um lado desenvolvendo teorias que tentam explicar como o mundo funciona; de outro, experimentalistas testando as teorias desenvolvidas. Mas, até aqui, o texto toca puramente no tópico “ciência”, sem falar de fé...

Pois bem: uma busca no Blog logo mostrará textos comentando sobre a Teoria da Relatividade, do Big Bang e sobre um dos cientistas que propôs esta última: o Pe. Georges Lemaître, SJ; outras buscas mostrarão textos comentando sobre as tentativas da ciência de explicar como o mundo funciona, com a construção de modelos que tentam representar a realidade. Em 2014, publiquei um texto quando surgiu uma notícia sobre a suposta detecção de ondas gravitacionais também, de outra forma; esta agora, porém, foi anunciada por toda a comunidade científica, após cuidadosas análises estatísticas dos dados observados (o mesmo rigor usado com a descoberta do Bóson de Higgs, lembram?).

Não pretendo, neste texto, indicar os links de todos estes textos, para não causar uma espécie de “poluição”, com todas as indicações. Como há a ferramenta de busca no Blog, sugiro que usem palavras-chave como “Lemaître”, “Big Bang”, “teorias e realidade”, uma vez que estes assuntos são comentados em diferentes textos.

Termino, por ora, tocando em um ponto importante, já mencionado antes; porém, como o Blog ficou pouco ativo nos últimos tempos, vale relembrar. Para nós, que conjugamos ciência com fé, estes assuntos são de grande interesse! Não podemos deixar de acompanhar o que está ocorrendo no mundo em termos de descobertas científicas. Lembremos que os padres e/ou religiosos cientistas que houve ao longo da história, também procuravam se manter afinados com o que ocorria, em termos de ciência, à sua época! Até mesmo para atuarem em ciência, como faziam! Os de hoje também fazem o mesmo. Não temamos as descobertas científicas, pois sabemos que é uma forma de desvendar a natureza, obra do Criador. Antes, nos alegremos porque não somos nem cientificistas nem fideístas, mas sabemos da complementaridade destes campos do saber; de modo mais geral, do diálogo entre Fé e Razão, como tão bem nos ensinou São João Paulo II (assunto também explorado no Blog!).


Até a próxima!