quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pontifícia Academia de Ciências: Papas, Igreja, teoria do Big Bang e evolução


Amigos,

Nestes últimos dias, tivemos a oportunidade de ver a notícia da visita do Papa Francisco à Pontifícia Academia de Ciências (neste link, neste outro, e ainda neste), para a inauguração de um busto do Papa Emérito Bento XVI, muito merecido, por sinal! Grande homem! Magno! O Papa Francisco exultou de alegria, e teceu comentários sobre o Papa Bento XVI, sobre seus ensinamentos, que perdurarão através de gerações; referiu-se a ele como um grande Papa! Comentou também que seu amor pela verdade não se limita à filosofa e à teologia, mas abre-se também às ciências.

Na ocasião, o Papa Francisco comentou aquilo que, de uma forma ou de outra, está relacionado ao que nós já tivemos a oportunidade de refletir aqui no Blog em outras ocasiões: que a criação de Deus não se deu como um “passe de mágica”. Ou seja, o livro do Gênesis não pode ser entendido de forma literal. Com isso, comentou que Deus criou os seres de forma que pudessem evoluir segundo as leis que Ele mesmo os deu.

O Papa também comentou que a teoria do Big Bang não se contradiz com a fé na criação realizada por Deus. E recordou que, na narrativa do Gênesis, no sexto dia, quando Deus cria o homem, lhe dá liberdade, diferente de outros seres, e lhe confia o cuidado pela criação. Finalizando, alertou sobre o mal uso da liberdade, em que o homem se põe em pecado contra Deus.

Para os que ainda não conhecem bem o Blog, recomendo uma busca (na página do Blog no blogspot) por termos como: “Criação”, “Big Bang”, “Lemaître” (com os acentos!), para acessar textos relacionados. Vocês verão, por exemplo, que a teoria do Big Bang foi proposta por um padre, Pe. Georges Lemaître, SJ, na década de 1920.

O discurso do Papa Francisco na Plenária da Pontifícia Academia de Ciências está disponível aqui.

Boa leitura! Até a próxima, se Deus quiser!