quarta-feira, 31 de julho de 2013

Células-tronco Adultas para reparar visão


Caros,

Vejam que notícia maravilhosa! Há uma pesquisa em curso, no Instituto de pesquisa RIKEN (RIKEN Center for Development Biology), no Japão, para recuperar a visão de pacientes, com o uso de células-tronco adultas com pluripotência induzida (iPS)1. No dia primeiro de agosto (amanhã!), inicia-se o recrutamento de pacientes para um estudo piloto, aprovado pelo governo daquele país.

A pesquisa é conduzida pela médica oftalmologista Masayo Takahashi, Ph.D., em uma cooperação entre o RIKEN e o hospital da cidade de Kobe (Kobe City Medical Center General Hospital), e envolve o uso de células-tronco adultas autógenas (retiradas do próprio paciente), com pluripotência induzida. A pluripotência faz com que estas células sejam capazes de se transformar em qualquer tipo de células humanas; e, neste caso, de forma ética, sem a destruição de embriões. O fato de serem retiradas do corpo do próprio paciente, evita que haja problemas de rejeição.

O objetivo é recuperar a visão de pacientes acometidos por degeneração macular; uma doença que atinge 1% de pessoas acima de 50 anos, no Japão, e prejudica células da retina.

Bem, aqui vemos como a ciência pode caminhar junto com a ética e a moral, salvando vidas, sem que, para isto, seja necessário destruir outras – no caso, embriões humanos (o que não tem justificativa).

Mais uma vez, graças a Deus por chamar cientistas que buscam soluções que não atentam contra a vida humana!

Segue o link da notícia.

 

1 Para uma explicação específica sobre células-tronco adultas iPS, recomendo ler um texto anterior deste blog. Para uma explicação mais geral sobre as diferenças (científicas e éticas) entre o uso de células-tronco adultas e embrionárias humanas, recomendo ler este outro texto do blog.

Buscar a verdade sobre o que o Papa diz! (4)


Continuando do texto anterior.

Agora, algo que costuma ser defendido tanto por pessoas externas à Igreja, quanto pelos marxistas nela infiltrados: a ordenação sacerdotal de mulheres. O Papa Francisco reafirmou aquilo que a Igreja já definiu: Não. Ele comentou, como já era sabido, que o Papa João Paulo II deu este assunto por encerrado, quando estabeleceu que a ordenação apenas de homens é ensinamento infalível da Igreja. Logo, ninguém irá mudar coisa nenhuma, pois em toda a História da Igreja, nenhum Papa desmentiu o outro em questões infalíveis.

Há pouco tempo, assisti em um canal aberto de televisão, alguém dizer que o Papa João Paulo II não havia fechado essa questão; FECHOU SIM! E, como se não bastasse, o Papa Francisco disse isso claramente. É assunto encerrado, e ponto final. E nós devemos ter muita tranquilidade quanto a isso; vejamos.

Lembremos do que Jesus diz: “Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.” (cf. Lc 10,16). Logo, nós assentimos ao que o Magistério da Igreja diz, com a certeza de que é o próprio Jesus falando por meio deles, nas questões em que a Igreja é infalível.

Busquemos conhecer a verdade, que nos ajuda a escapar de falsas afirmações e enganos a respeito da nossa fé. Quem fica na superficialidade, corre o risco de cair “como um patinho”, em conversas com palavras que fazem parecer que são de muito conhecimento, e de pessoas que parecem simpáticas. Nossa preocupação não deve ser somente essa: palavras bonitas e cativantes, ou pessoas simpáticas; mas sim com o conteúdo do que se diz. Com o conhecimento da fé, podemos perceber as astúcias e armadilhas e delas escapar.

Até a próxima!

Buscar a verdade sobre o que o Papa diz! (3)


Continuando do texto anterior.

Agora comentemos sobre os marxistas infiltrados na Igreja, através da já conhecida teologia da libertação marxista.

Abrindo parênteses. Vemos, por vezes, alguns desinformados por aí elogiando o Papa João Paulo II, e criticando o Papa Bento XVI. Que grande contradição! Obviamente, são pessoas que se deixam levar apenas pela superficialidade do “jeito” de ser de um ou outro Papa: se é extrovertido ou mais reservado, por exemplo. Quem fica na periferia do entendimento, corre o risco de perder o principal. Não nos cabe criticar um Papa por causa de temperamento extrovertido ou reservado. O que precisamos saber é que são homens enviados por Deus para conduzir a Sua Igreja. E, cada um, com seu jeito, a conduz. Precisamos ir a fundo, e entender a atuação deles. Ora, basta uma revisão da história recente da Igreja, para ver que os dois eram estreitos colaboradores! O então Papa João Paulo II tinha o (também então) Cardeal Joseph Ratzinger como seu braço direito! Até os marxistas infiltrados na Igreja sabem disso! E por isso alimentam sua “bronca” contra ambos. Como é que, então, alguém vem dizer que gostava do Papa João Paulo II, e critica o Papa Bento XVI?

O Papa João Paulo II manteve o Cardeal Ratzinger por anos a fio à frente da Congregação para a Doutrina da Fé, desde 1981. E, juntos, trataram de pôr ordem na indevida influência e atuação da teologia da libertação, e combateram um bom combate contra o comunismo, de modo geral! E, quando o Cardeal Ratzinger completou 75 anos, em 2002, e apresentou sua renúncia ao Papa João Paulo II, este não a aceitou, e quis que ele continuasse colaborando! Por providência Divina, pois assim ele pode estar à frente da Igreja nos seus oito anos de Pontificado, de imensa riqueza para a Igreja! Fecha parênteses.

Não podemos acreditar que o Papa Francisco irá romper com os Pontificados anteriores de Bento XVI e João Paulo II, ainda mais com base em arroubos de gente em quem não se pode confiar! A teologia da libertação marxista é algo que está em desacordo com a nossa fé. Trata-se da influência indevida de ideologias de fundo ateísta, como socialismo e comunismo, na Igreja. E não precisa ser nenhum gênio para concluir que uma ideologia ateísta é incompatível com a nossa fé. Portanto, tudo conversa dessa gente que ainda pensa que essa ideologia malévola pode ser reconciliada com a Igreja.

E, aos que – como diz o ditado popular – estão “mais perdidos que cego em tiroteio”, elogiando o Papa João Paulo II e criticando o Papa Bento XVI, acordem, pois trata-se de alienação. Até os marxistas infiltrados na Igreja sabem que ambos trabalharam em grande sintonia! E têm aversão aos dois! Quem aprova o Pontificado de João Paulo II, DEVE, por coerência, fazer o mesmo com o de Bento XVI! E quem é católico, deve aprovar ambos!

Mais uma vez, homens de boa vontade, busquemos a verdade, e fiquemos com ela! E, pela mesma boa vontade, não fiquemos achando que o Papa Francisco irá romper com os Papas predecessores também. Quem quiser romper com a Igreja, que o faça (não estou estimulando ninguém a fazê-lo, mas cada um age em sua liberdade), mas não fique esperando isso de um Papa! Lembremos do que Jesus prometeu: “(...) eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (cf. Mt 16,18).

Continua no próximo.

Buscar a verdade sobre o que o Papa diz! (2)


Continuando do texto anterior.

Um exemplo da manipulação daquilo que o Papa Francisco diz, para satisfazer a propósitos obscuros, foi o que ocorreu com parte de sua entrevista concedida no voo de retorno ao Vaticano. Perguntado sobre a questão do lobby gay, ele fez questão de enfatizar que há uma diferença entre uma pessoa ser gay, e o lobby que se faz disso; e disse também que os lobbys não são bons. O Papa disse ainda: “...se uma pessoa gay procura o Senhor, de boa vontade, quem seria eu para julgá-la?”.

Pronto, bastou isso para que os abutres de plantão passassem a alardear esta frase do Papa, em manchetes sensacionalistas, fora do contexto em que fora dita. Quando se busca a verdade, sinceramente, se busca a verdade naquilo que o interlocutor está dizendo de fato, considerando o contexto da fala em si; e neste caso, também TODO o contexto quanto àquilo que Igreja orienta! Retirar uma frase do Papa do contexto em que foi dita a fim de usá-la como manchete sensacionalista, já é algo antiético; mais ainda se considerarmos as más intenções de confundir as pessoas ou fazer parecer que o Papa está promovendo aquilo que estas pessoas gostariam que ele fizesse.

O Papa não está “abrindo” nada na Igreja; nada mudou. A orientação é a mesma. O Papa explicou que “...a orientação homossexual não é pecado, mas os atos, sim”. Aí está a verdade. A Igreja respeita as pessoas com orientação ou tendência homossexual; mas não compactua com a prática dos atos homossexuais. Isto é o mesmo que Jesus fazia, quando acolhia os pecadores, porém rejeitando o pecado. A Igreja não poderia fazer nada diferente do que Ele fazia. Sim ao pecador, mas não ao pecado! Sim às pessoas, que de uma forma ou de outra, acabam caindo em pecado, cada um de nós em suas fraquezas; mas não ao pecado, que escraviza e afasta cada um de Deus!

Logo, pessoas de boa vontade, busquemos a verdade, e fiquemos com ela. Não fiquemos com ilusões e sensacionalismos que, mascarando a verdade ou confundindo as pessoas, contribuem com a mentira.

Continua no próximo.

Buscar a verdade sobre o que o Papa diz!


Amigos,

Temos sido tomados de assalto por manchetes sensacionalistas, nos últimos tempos, desde a eleição do Papa Francisco e, em particular, recentemente, devido à Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, Brasil. Nós estamos acostumados a buscar a verdade, e nada menos que a verdade; no que a razão e a fé tanto nos auxiliam1. Busquemo-la também quando nos depararmos com as notícias nos meios de comunicação.

Temos ouvido a imprensa não católica alardear, desde a eleição do Papa, como se, devido ao seu temperamento extrovertido e comunicativo, ele fosse fazer grandes “mudanças” ou “reformas” na Igreja. Diga-se de passagem, o que essas pessoas esperam do Papa é a liberação de todas as barbaridades e aberrações que tanto apregoam por aí, como: legalização do aborto (incluindo pílula do dia seguinte); imposição, à força, na sociedade, da ideologia de gênero (“gayzista”), com a legalização da união de homossexuais, e da adoção de crianças por estes; liberação do uso de preservativo sexual e de contraceptivos, e de sexo livre e promiscuidade – inclusive para aqueles ainda em idade escolar; entre outras mazelas.

De outra parte, temos visto pessoas da famigerada teologia da libertação marxista – tão comentada aqui neste blog –, que vêm como que ressurgindo do passado, alardeando que o Papa Francisco iria também promover uma “ruptura” com os Pontificados anteriores – especialmente de Bento XVI e João Paulo II, que trataram de colocar ordem na casa, quanto aos marxistas infiltrados na Igreja.

Por outro lado ainda, temos, infelizmente, pessoas que não conseguem aceitar – e em alguns casos diríamos até mesmo suportar – o que é sagrado na Igreja, em particular, a Liturgia. Vemos ações de dessacralização nas missas, em diversas partes. Parece que a missa não pode mais ter a sacralidade que sempre teve nesses dois mil anos; o negócio agora é fazer tudo que seja simpático e agradável às pessoas, a fim de juntar cada vez número maior de “fiéis”. As missas parecem mais shows ou apresentações de auditório, entretenimento, diversão, tudo enfim, menos aquilo que realmente são: sagradas!

Em todos esses casos, encontram-se pessoas que antipatizavam, em particular, com o predecessor do Papa Francisco: o Papa Bento XVI. Agora que ele saiu do Pontificado, parecem querer festejar, como se o Papa Francisco fosse fazer todas as suas vontades: uns (pessoas de fora da Igreja), querem que o Papa libere todas suas imoralidades, como se a Igreja tivesse que se dobrar ao mundo moderno, tornando-se mundana para a se adequar à realidade (sic); outros (marxistas infiltrados na Igreja), acham que ele vai romper com os Pontificados anteriores, por ter se declarado a favor dos pobres, e acham que isso significa uma suposta simpatia com suas ideologias malévolas, de fundo ateísta; outros ainda (que acham a Liturgia enfadonha), pensam que, com seu jeito extrovertido, ele vai liberar as missas com clima de show e espetáculo, deixando de lado a sacralidade, para fazer da Igreja algo como um grande palco de variedades para atrair “fiéis” a qualquer custo – ainda que isso signifique desprezar a nossa fé.

Então, ficam fazendo esse jogo, de disseminar mensagens e notícias com suas impressões, ou com aquilo que gostariam que fosse feito pelo Papa. Pior ainda, por vezes distorcem os discursos do Papa Francisco, criando manchetes escandalosas, retirando trechos de suas falas, do contexto em que foram ditas, a fim de confundir os menos avisados.

Aos de boa vontade, precisamos alertar para essas falácias. Daí, escrever mais este texto no blog.

Continua no próximo.

 

1 “A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”, Carta Encíclica Fides et Ratio do Sumo Pontífice João Paulo II aos Bispos da Igreja Católica sobre as Relações entre Fé e Razão, 1998.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Papa Francisco visita Observatório do Vaticano


Amigos,

No último dia 15, antes da vinda ao Brasil para a Jornada Mudial da Juventude, o Papa Francisco visitou o Observatório do Vaticano, em Castel Gandolfo! O Papa almoçou com os astrônomos Jesuítas, e se interessou bastante pela observação, ao microscópio, de um fragmento de um meteorito caído em Buenos Aires!
Telescópio do Observatório do Vaticano em Castel Gandolfo1.

Já comentamos em outros textos sobre o Observatório do Vaticano, um dos mais antigos do mundo, cujas origens remontam a 1582, quando foi adotado o Calendário Gregoriano, com a participação do Pe. Clavius, SJ, matemático. Em 2008, o Papa Bento XVI recordou alguns de seus predecessores que haviam se destacado na ciência da astronomia, como os Papas Silvestre II, Gregório XIII e São Pio X, que construía relógios solares.
Uma informação interessante é que em 1891, o Papa Leão XIII publicou o Motu Proprio Ut Mysticam, reestruturando o Observatório do Vaticano! Através deste documento, o Papa quis mostrar a todos que a Igreja e seus pastores não são contra a verdade da ciência, estimulando o seu apoio e promoção.
Aproveito para indicar alguns textos anteriores deste blog, sobre assuntos correlatos. Sobre a reforma do calendário, para o Calendário Gregoriano; sobre o Pe. Clavius, SJ, sacerdote Jesuíta e matemático; sobre o Papa Silvestre II. Pe. Clavius, SJ, foi um dos diversos Jesuítas que tiveram seus nomes dados a crateras da Lua; sobre este assunto, consultar o seguinte texto.
Seguem também os links para as notícias da visita do Papa Francisco ao Observatório do Vaticano (ambas em espanhol): este, e este outro.
Ciência e Fé: um belo diálogo!
Boa leitura!
1A inclusão desta imagem não significa que seu autor me apoie ou subscreve este uso de sua obra.
 




(Acrescentado em 08/08/2013):

Seguem outros links sobre a visita do Papa Francisco ao Observatório do Vaticano (ambas em inglês): uma notícia no L’Osservatore Romano, com imagem, disponível também a partir da página Observatório do Vaticano; e outra, com vídeo, no site Rome Reports.



sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa Francisco: Revolução Copernicana!


Amigos,

Ontem, ouvindo o Papa Francisco após a proclamação do Evangelho, em Copacabana, fiquei radiante! Eu estava acompanhando, quando de repente meus ouvidos captaram palavras muito interessantes e familiares ao diálogo entre ciência e fé: “Revolución”, “Copernicana”... E logo pensei em escrever mais uma vez no blog!

O Papa falava justamente sobre o problema de nos colocarmos no centro de tudo, no centro do universo; e logo após, disse que a fé em nossa vida faz uma revolução que poderíamos chamar Copernicana; e que devemos colocar Jesus no centro! Que bela comparação, não é mesmo?

“Astronomer Copernicus, conversation with God”, de Jan Matejko, 1872;
em Jagiellonian University Museum, Cracóvia.
Se nos lembramos bem da época da escola, Nicolau Copérnico, um clérigo e cientista, realizou uma mudança de paradigma na ciência, quando propôs o modelo Heliocêntrico para o Sistema Solar, em que o Sol ocuparia seu centro, com a Terra e os outros planetas girando ao seu redor. A teoria até então vigente era a Geocêntrica, em que acreditava-se que a Terra fosse o centro do Sistema Solar, com o Sol e os outros planetas girando a seu redor.
A palavra “revolução”, que hoje usamos tantas vezes com o significado de “mudança”, também possui – e já possuía, à época –, o significado de “rotação”; o segundo livro escrito por Copérnico intitula-se “Sobre as revoluções das esferas celestes”, significando as órbitas dos corpos celestes, ficando claro, aí, o segundo significado comentado. Abre parênteses: quem é de exatas, certamente conhece este significado, e deve se lembrar dos cálculos de volumes de sólidos de revolução, a partir de curvas que giram em torno de um eixo; o que costuma envolver integrais... Fecha parênteses.
Como as “revoluções das esferas celestes”, tratadas por Copérnico, causaram uma grande mudança na ciência, fica claro o significado de “revolução” também como “mudança”.
Bem, mas voltando ao Papa, agora podemos entender como foi bela a sua comparação, quando falou sobre revolução que poderíamos chamar Copernicana! De fato! Percebem a sua fala cheia de significados? Vejamos:
Primeiro: Quando alguém coloca-se no centro de tudo, do universo, certamente algo não vai bem... Corre-se o risco de se achar auto-suficiente, sem necessidade de Deus... A pessoa coloca-se no lugar de Deus! Mas, quando alguém coloca Jesus no centro de sua vida, que maravilha! Damos a Deus o que Lhe é próprio: ocupar a principal posição em nossas vidas, ser o centro de nossas vidas!
Segundo: Essa mudança de vida, essa conversão, ao colocar Deus no centro, acarreta uma verdadeira “revolução” na vida de quem assim procede, revolução no sentido de mudança! Por isso o Papa disse que a fé em nossa vida acarreta uma revolução que poderíamos chamar Copernicana!
Que maravilha! Belas palavras do Papa Francisco, cheias de significado! Ainda mais para quem se lembrava de todos esses aspectos que também fazem parte da História da Igreja, como a vida e a trajetória de Copérnico e sua “revolução”!
Viva o Papa, Sucessor de Pedro! Viva a Igreja! Viva Cristo!
Fica para nós esse apelo do Papa Francisco: colocarmos Jesus no centro de nossas vidas, e nos deixarmos passar por essa revolução que a fé nos proporciona!
Seguem links para o vídeo do Papa, em Copacabana, onde vocês mesmos poderão ouvi-lo falando sobre a “revolução Copernicana”! Este link, ou opcionalmente este outro.
Sugiro também alguns textos anteriores deste blog, que tratam sobre assuntos correlatos, como o “Teoria Heliocêntrica × teoria Geocêntrica”, por exemplo.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Posicionamento diante da verdade


Amigos,

Tenho ficado chocado com o grau de alienação de um certo número de pessoas, através de textos nas redes sociais... O que me levou a escrever este texto.

O tema sobre a verdade tem sido abordado em diversos textos, aqui no blog, já que está diretamente relacionado à ciência/razão e à fé; lembremos da frase do Beato João Paulo II, em sua Carta Encíclica Fides et Ratio: “A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade(...).”. Logo, a busca pela verdade é com a gente mesmo!

Parece um mistério como alguém consegue permanecer com tamanho endurecimento de coração e cegueira intelectual, para recusar aceitar a verdade, quando esta se apresenta... Me faz lembrar aquele ditado popular, que diz que “o pior cego é aquele que não quer ver”. De fato! Parece uma espécie de lavagem cerebral, uma cegueira, um bloqueio, que impede alguns de darem um passo à frente.

Nenhum de nós é sobre-humano: todos nós somos humanos, com todas as qualidades que isso representa, assim também como com todos os defeitos e limitações inerentes à nossa condição. Porém, enquanto alguns conseguem ter uma abertura maior diante da verdade, parece que outros “endurecem” diante dela, recusando a aceita-la...

Cito algumas experiências pessoais que, no entanto, certamente são semelhantes a de muitos. Eu já estive à deriva quanto à fé, em um passado mais remoto: estive entregue a falsas doutrinas em algumas épocas, e em outras, árido de fé. Mas quando eu fui apresentado à nossa fé, ao reconhecer que se tratava de algo melhor, comecei a dar passos para abandonar o passado. Não digo que o fiz com facilidade – na verdade, tive dificuldade sim. Mas não pode ser uma dificuldade permanente! Tem um momento em que a nossa própria razão nos mostra que algo estava muito errado antes, e que estamos, agora, diante da luz. O que fazer? Apegar-se às trevas do passado, por pura teimosia, quando vemos que estamos diante de algo melhor e verdadeiro? A primeira sensação, quando temos essas desilusões com crenças e convicções antigas, ao serem desmascaradas, é uma decepção mesmo: percebemos o quanto perdemos tempo com algo que não nos levava a nada de bom! Que fomos iludidos por tanto tempo... Mas o que fazer então? Se rebelar e insistir no erro? A própria sensação de ilusão e engano deve nos levar a abandonar, o mais rápido possível, aquilo que tanto nos levou ao engano, que nos fez de trouxas por tanto tempo! Diante das trevas e da luz, mesmo que tenhamos estado mergulhados nas trevas do engano por muito tempo, a decisão inteligente é buscar a luz!

Digo o mesmo com relação a outra experiência pessoal: por muitos anos, desde a época escolar, fui exposto à ilusão de que o socialismo e o comunismo seriam grandes ideais a serem perseguidos, como utopias que levariam a um mundo melhor, mais justo, com justa divisão de bens... Não é fácil quando, após tantos anos de ilusão, nos deparamos com a verdade nua e crua do quão cruéis estes regimes foram, nos países em que foram implantados! Mas o que fazer então, diante de tal descoberta? Endurecer, e permanecer no erro? Claro que não!

Uma coisa é ser enredado pelo erro, sem ter consciência disso; bem outra, é insistir no erro, mesmo após tomar conhecimento do que se trata! No primeiro caso, questiona-se até mesmo se há culpa, já que a pessoa não tinha plena consciência dos erros em que estava envolvido: lutava por aqueles ideais, porque acreditava piamente que se tratavam de um bem; no segundo caso, não se pode dizer isso, pois, além da possibilidade de plena consciência, há também o consentimento deliberado por insistir no erro...

Uma coisa que me passou pelo pensamento é a situação de cada um diante da salvação: o que cada um escolherá, em decisões importantes durante a vida? Trevas ou luz? E na iminência do fim da vida de cada um, como estará seu posicionamento em relação à verdade...? A pessoa, diante das trevas e da luz, correrá para a luz, que dissipa todas as trevas; ou fugirá da luz, com medo de que seus erros sejam trazidos à tona...? Escolherá a luz, escolherá a Cristo, reconhecendo-se pecador e necessitado de sua misericórdia, decidindo-se pela luz, pelo Céu? Ou, com medo de que a luz traga à tona seus erros e crimes – que podem ser perpetrados às escondidas, nas trevas –, e fugirá dela, escolhendo a Condenação Eterna, o Inferno...?

É bom que façamos, desde já, a sábia escolha pela luz, abandonando as trevas; para que esta seja a decisão final de cada um, a qual já estamos acostumados a fazer ao longo da vida. Afinal, ninguém sabe quando sua vida estará na iminência do fim... Escolhendo sempre as trevas durante a vida, se for pego de surpresa pelo perigo de morte, terá tempo de escolher a luz no último momento, ou sua escolha pelas trevas já terá sido feita em diversas ocasiões durante a vida...?

Esse raciocínio, antes de assustar quem quer que seja, deve servir para reflexão, e para cada um acordar.

Para esclarecimentos quanto à questão das ideologias do socialismo e comunismo, sobre as quais escrevi resumidamente neste texto, sugiro outros textos do blog, como o “Ateísmo, racionalismo, socialismo e comunismo”, e outros desta série; podendo o leitor procurar também, por exemplo, pelos marcadores “ateísmo” ou “comunismo”. As referências e citações também são muito úteis!

Até a próxima!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Divulgação: Palestra “Mistérios Cósmicos: o Universo escuro e as Partículas mais energéticas”


Amigos,

Divulgo uma palestra que ocorre hoje no Planetário da Gávea! Sei que está “em cima da hora”... mas, foi o possível de se fazer; prefiro divulgar assim mesmo, a não divulgar. Quem sabe alguém que esteja por perto, possa aproveitar e assistir...?

A palestra, cujo título está acima, será realizada às 20 h, com entrada franca e senhas distribuídas uma hora antes. A palestra versará sobre a matéria escura e a energia escura, que, juntas, perfazem cerca de 95 % de universo ainda desconhecido! Sim, a matéria bariônica (com a  qual estamos acostumados a lidar), constitui apenas cerca de 5 % do universo. Ainda temos muito que descobrir! Outro tema, será relacionado aos raios cósmicos de alta energia. Segue link com informações sobre a palestra (cartaz), que será ministrada pela prof. Angela Olinto, brasileira, e que trabalha na Universidade de Chicago. Bem, não vou me prolongar, melhor vocês mesmos conferirem as informações. E, quem estiver por perto e tem interesse pelo tema, vale a pena assistir!

Esta palestra faz parte do evento “The Astroparticle Physics Conference (ICRP 2013)”, já em andamento, no Rio de Janeiro, desde o dia 2, encerrando-se no dia 9 deste mês.
Até a próxima!


(Acrescentado em 13/07/2013):



Neste dia, escrevi às pressas. Mas não custa lembrar que este blog, apesar de tratar sobre o diálogo entre ciência e fé, por vezes tem material mais voltado para um ou outro campo; neste caso, para o da ciência. É sempre bom a gente se manter informado também em temas sobre ciência, culturais ou que estejam de alguma forma ligados à fé!

sábado, 6 de julho de 2013

Notícias (2)


Amigos,

Como eu já comentei antes aqui, nem sempre tenho podido escrever no blog. Entretanto, costumo entrar para ver como andam as coisas, e reparo que, de tempos em tempos, alguns textos ficam entre os primeiros colocados no número de acessos. Ultimamente, o texto que vem sendo mais acessado é: “Ateísmo, racionalismo, socialismo e comunismo”.

Que surpresa agradável! Esse assunto é de suma importância, uma vez que as informações que nos são passadas nas escolas, e por outros meios, costumam ser falsas. Logo, partindo da questão sobre ateísmo, e também sobre racionalismo – um uso equivocado da razão, em detrimento da fé, quando sabemos que ambas nos levam à contemplação da verdade1 –, faz-se necessário esclarecer estes pontos, e lançar luz sobre as trevas do engano.

Aproveito para sugerir que acessem os textos do mesmo tema, que se seguiram a este primeiro. Já que estão acessando o primeiro da série, certamente terão bom proveito também com os outros!

Boa leitura, e até a próxima!

1 Cf.: Carta Encíclica Fides et Ratio, do Beato João Paulo II, 1998.