sábado, 30 de junho de 2012

O misterioso bóson de Higgs...

Amigos,

No final do ano passado, eu escrevi uma mensagem neste blog sobre o bóson de Higgs, a misteriosa (e, até segunda ordem, ainda hipotética) partícula que seria a responsável pela massa das outras partículas constituintes da matéria. Seguindo o objetivo deste blog, naquela mensagem eu comentava sobre a relação entre as teorias científicas e a fé, e sobre o fato de algumas pessoas chamarem esta suposta partícula de partícula de Deus, arriscando criar uma grande confusão entre os menos avisados...

Recentemente, surgiram rumores de que a partícula pode ter sido descoberta. Claro que ainda não há certeza de nada, pois o CERN - Organização Européia para Pesquisa Nuclear - ainda não divulgou os resultados recentes das análises dos experimentos. Mas é interessante acompanhar as expectativas do meio científico em descobrir - ou não - o bóson de Higgs. Uma mensagem no blog de uma revista de divulgação científica nacional trata sobre esses rumores.

Por outro lado, no meu texto anterior, eu comento que nenhuma das hipóteses - a de encontrarem ou não o bóson de Higgs - abala a nossa fé. A questão afeta somente a esfera da ciência, com a confirmação ou não das teorias científicas vigentes - como o Modelo Padrão, conforme eu havia comentado -, e seu possível aperfeiçoamento ou a proposta de novas explicações para os fenômenos físicos relacionados.

Mais uma vez, a descoberta ou não do bóson de Higgs - equivocadamente chamado por alguns de partícula de Deus - nada tem a ver com favorecer ou não a crença em Deus. Conforme eu também havia comentado anteriormente, ciência/razão e fé mantém um belo diálogo, mas constituem campos distintos do conhecimento, sem anular uns aos outros.

Até a próxima, com ou sem o bóson de Higgs!

(Texto modificado em 13/07/2017).

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Exposição "Quem é o Homem do Sudário"

Caros amigos,

Há alguns meses atrás eu anunciei, aqui e aqui, a "Exposição 'Quem é o Homem do Sudário' ", à época no Via Parque Shopping, no Rio de Janeiro. Quem teve a oportunidade de ir, viu como foi boa!

A Exposição ainda continua na nossa cidade, agora no Bangu Shopping, conforme a notícia veiculada na página da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Clicando no link desta notícia, o leitor poderá ter maiores informações sobre a Exposição, que mostra também imagens.

Segue o link do shopping para a Exposição, que foi inaugurada dia 30 de maio, seguindo até dia 29 de julho próximo. Partilho ainda o link para a página do Bangu Shopping no Facebook, que mostra imagens da Exposição. O cartaz a seguir informa os dias e horários da Exposição: segunda a sábado de 10 às 22 h, Domingos e feriados das 11 às 22 h. A Exposição conta ainda com missas diárias às 19 h.


Uma ótima oportunidade para quem não conseguiu ir à do Via Parque Shopping!

Aproveito também para partilhar um outro link da Webtv Redentor - a webtv da Arquidiocese do Rio de Janeiro -, para uma página sobre a Exposição ocorrida no Via Parque Shopping, com um vídeo. Vale a pena conferir!

(Modificado em 21/07/2012):
Aproveito para acrescentar mais um link da Webtv Redentor, com um vídeo sobre esta atual exposição, no Bangu Shopping. O vídeo comenta sobre algumas novidades desta exposição em relação à outra, ocorrida no Via Parque Shoppping, e anuncia sua ida para o Shopping Grande Rio, em 18 de agosto próximo.

Bom proveito!

sábado, 23 de junho de 2012

Campanha pelo Estatuto do Nascituro

Amigos,

Este é um tema gravíssimo!

Conforme notícia publicada no jornal O Testemunho de Fé, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no próximo dia 26 de junho ocorrerá a 5ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 15:30 h. O temá será: "Quero viver, você me ajuda?", e o objetivo é a aprovação do Estatuto do Nascituro (PL 478/2007). A notícia está na página 9 da edição da semana de 17 a 23 de junho de 2012 do jornal; e também no site do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto (http://www.brasilsemaborto.com.br/).

Este Movimento também está colhendo assinaturas para um abaixo-assinado a ser entegue ao presidente da Câmara. Há uma versão impressa do formulário do abaixo-assinado que, após preenchido, deve ser enviado para o endereço mostrado na página destacada no hiperlink do abaixo-assinado. Outra alternativa é preencher a versão online do formulário.

Caso opte por preencher o formulário online, as instruções explicam que não é necessário contribuir com nenhum valor para o site que hospeda o formulário; é opcional. Basta simplesmente fechar a página que pede a colaboração, e depois verificar que seu nome está no fim da lista; é enviado também um e-mail confirmando.

Lutemos pela vida!

Citações de referências - observações

Caros,

Como vocês têm notado nas mensagens que escrevo no blog, eu costumo citar algumas referências, para quem quiser buscar maiores informações: algumas são documentos da Igreja; outras são livros ou artigos de pessoas da Igreja (como sacerdotes e/ou religiosos - alguns deles também cientistas; ou leigos atuantes); outros ainda são livros ou artigos de divulgação científica, de autoria de cientistas.

Quanto aos documentos da Igreja, constituem fonte segura em relação aos assuntos sobre a Fé Católica.

Quanto às referências de divulgação científica, constituem boas fontes quanto às questões científicas, porém não há nenhum compromisso de seus autores quanto aos assuntos religiosos em geral, ou mais especificamente quanto aos assuntos relacionado à Fé da Igreja. Meu objetivo, ao citar estas referências, é apenas mostrar algumas fontes que contêm conceitos importantes sobre teorias científicas, de forma acessível ao público em geral. Portanto, recomendo que usem estas referências apenas para se informarem sobre as questões científicas, e não de Fé.

Se alguém estiver mais interessado no diálogo entre Ciência e Fé, busque alguma fonte que seja confiável na exposição deste diálogo, como por exemplo, os livros de sacerdotes e/ou religiosos cientistas, ou simplesmente de sacerdotes e/ou religiosos que tratem sobre este assunto, ou ainda de leigos que sejam atuantes e confiáveis quanto à transmissão dos conteúdos de Fé. De modo geral, é bom verificarmos quem escreve.

Cabe uma menção especial à Carta Encíclica Fides et Ratio, já citada em outras mensagens, que contém toda a base para o entendimento das questões relacionadas a este tema; inclusive não somente no diálogo entre Ciência e Fé, mas no diálogo mais amplo entre Fé e Razão - onde, no âmbito da Razão, estão incluídos a Ciência e a Filosofia.

Quando houver algum livro de divulgação científica com o objetivo principal de atacar a Fé Católica, ou a Fé em Deus, ou as religiões de maneira geral, não vou citá-los para consulta, obviamente! Infelizmente, há alguns destes autores que escreveram bons livros de divulgação científica no passado, mas que têm escrito livros problemáticos quanto à Fé atualmente (sem contar os que sempre escreveram livros problemáticos quanto à Fé...); pretendo colocar mensagens com alertas, oportunamente. Temos que ficar atentos ao conteúdo das fontes.

Já comentei em mensagens anteriores -Fé e Razão” e “Fé e Razão (2)-, baseadas na Carta Encíclica Fides et Ratio, que a Fé e a Razão são conhecimentos distintos, e que um não dispensa nem anula o outro; apesar do diálogo que há entre ambos. Logo, não tememos a ciência, pois nenhuma afirmação científica pode enfraquecer ou colocar em dúvida as questões de Fé. Qualquer afirmação pretensamente científica que tente atacar a Fé, ou negar a existência de Deus, é na verdade uma intromissão em um campo em que não se aplica; portanto, torna-se questionável mesmo do ponto de vista científico. Por isso é importante divulgar este tema, - Ciência e Fé, Fé e Razão -, para que leitores menos avisados não se deixem enganar por ataques à Fé ou a Deus mesmo, por textos com pretensas bases científicas; pretensas porque invadem outro campo do conhecimento onde não têm efeito.

De modo geral devemos ficar atentos ao Magistério da Igreja.

Até a próxima mensagem!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Seminário Juventude e Bioética

Amigos,

Segue o anúncio de um evento organizado pela CNBB, que ocorrerá de 13 a 15 de julho próximo, em Brasília, sobre tema relacionado a Juventude e Bioética. No link abaixo, há também um texto explicando os objetivos do evento. A data limite para inscrições é 1º de julho.

Seminário de Juventude e Bioética

Não deixem de navegar pelo link acima! O texto é interessante, vale a pena ler.

Quem puder, participe!

Ótima iniciativa da CNBB! Os jovens são o futuro da sociedade. Cidadãos conscientes, éticos e promotores da vida, devem ser formados desde cedo.